Novo Gama: Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a importância do Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Preocupado com o aumento do número de mulheres com câncer da mama, o Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde aderiu no último mês ao projeto Outubro Rosa. Na ocasião, foram preparadas várias ações de prevenção e conscientização da população sobre o tema. Dentre as ações, houve distribuição de panfletos informativos; a realização oficinas semanais e mutirão de coletas e exames citopatológicos; e também foram ministradas palestras educativas.

A ideia é que seja desenvolvido palestras, debates, seminários, entre outros eventos relacionados ao tema.

Para Ivani, esta é uma forma de conscientizar as pessoas, especialmente as mulheres, sobre a necessidade de realizar exames periódicos de mama, de maneira a diminuir os riscos do surgimento do câncer da mama.

A iniciativa é um alerta sobre a importância da campanha Outubro Rosa, que acontece no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e quando detectado em fases iniciais possibilita mais chances de tratamento e cura.

“As ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade”, finalizou Ivani.

Através da sua Fanpage, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, esse mês será intensificado o atendimento voltado a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

SOBRE CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil)

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *