Paraíba: Cadetes do Corpo de Bombeiros concluem capacitação de salvamento aquático

Já estão aptos para atuar como guarda-vidas e reforçar a prevenção aquática no litoral paraibano, 29 cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB).

Entre os dias 15 e 19 de outubro, eles participaram do Treinamento de Salvamento Aquático, com módulos executados em praias do Litoral Norte e Sul (Ponta de mato, Intermares, Bessa, Gramame Norte, Gramame Sul e Praia Bela), além de ambientes de porto e mangue.

Totalizando 46 horas-aula, as instruções, que também envolveram aulas no quartel do Batalhão de Busca e Salvamento, em Cabo Branco (na Capital), e no complexo de piscinas da Vila Olímpica Paraíba, abordaram teoria e prática.

Entre as disciplinas vistas estão atendimento ao afogado, técnicas de resgate aquático sem material, técnicas de busca de afogados em apneia, técnicas de resgate aquático com equipamento de salvamento aquático – além do emprego de embarcações, pranchão, caiaque e aeronave.

O treinamento atendeu diretrizes do comando da corporação e visou otimizar o preparo técnico dos militares para desenvolvimento de ações preventivas e operacionais de variadas complexidades envolvendo ambientes aquáticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *