Paraíba: Treinamento de salvamento aquático para bombeiros é realizado com helicóptero Acauã 2

Treinamento de salvamento aquático para bombeiros é realizado com helicóptero Acauã 2

A aeronave Acauã 2 participou de Treinamento de Salvamento Aquático realizado por bombeiros militares da Paraíba, como parte dos trabalhos da Operação Verão. A ação aconteceu na sexta-feira (19), na área de Praia Bela, Litoral Sul do estado e contou com a participação de cadetes do Curso de Formação de Oficiais do 1º ano do Corpo de Bombeiros.

Ao todo, 29 cadetes receberam instrução dos integrantes do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Paraíba. “Foi realizada uma instrução teórica em solo, abordando os principais aspectos da aeronave e do GTA, bem como um briefing com os cadetes para lançamento na água, utilizando o helicóptero e o próprio lançamento em si. Também foi efetuada retirada da água, simulando uma vítima em afogamento, de um dos cadetes, com a utilização do equipamento sling”, explicou o capitão PM Rodrigo Pimenta.

O Acauã 2 foi entregue em setembro deste ano e, juntamente com o Acauã 1, é responsável por atender às demandas operacionais de todos órgãos operativos da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds), contribuindo para otimização dos recursos do Estado e melhoria no serviço de atendimento à sociedade.

A capacidade dos helicópteros é de seis tripulantes, com autonomia de 3h30 de voo, a fim de realizar resgates aero médico, transporte de órgãos para transplantes, defesa civil, busca e salvamento, policiamento preventivo, patrulhamento ambiental, de estabelecimento prisional, levantamento aerofotogrametria e patrulhamento litorâneo, entre outras atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *