São Paulo: Cemitério de Praia Grande deve receber 15 mil visitantes no Dia de Finados

Horário de funcionamento no local será estendido: das 7 às 18 horas

Na próxima sexta-feira (2), feriado nacional de Finados, o Cemitério Municipal Morada da Grande Planície, em Praia Grande, terá seu horário de expediente estendido e funcionará das 7 às 18 horas (normalmente, o espaço fecha às 17 horas). Ao longo do dia, serão realizadas missas, cultos e palestras espirituais no local. A previsão é que aproximadamente 15 mil pessoas visitem o local ao longo de todo dia.

Para receber com mais conforto o público, a Prefeitura iniciou no final de setembro manutenções que incluíram pintura geral das guias, gavetas, do prédio da parte administrativa, das duas entradas principais, da capela, muros no entorno, corredores e alamedas. O gramado dos canteiros também foi aparado e o cemitério recebeu ainda serviços de jardinagem.

Novas alas também estão sendo construídas. No total, até o Dia de Finados o local contará com 292 carneiros/gavetas novos (destes, 32 têm medidas específicas para o sepultamento de pessoas obesas). Atualmente, o cemitério conta com aproximadamente 7 mil lóculos (entre carneiros, ossuários infantil, familiar e individual) divididos em 34 alas.

Além disso, desde o início do ano, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) está instalando coberturas com telhas de fibrocimento sobre as alas do local para evitar problemas de infiltração. E diariamente seguem acontecendo, fora do horário de expediente, serviços de dedetização para coibir a presença de possíveis moscas, comum em arredores de cemitérios.

Sobre a sinalização de trânsito, a Secretaria de Trânsito (Setran) realizou a revitalização das faixas de pedestres das vias que dão acesso ao local, como as Ruas José Julio Martins Baptista, Maria do Carmo Ferro Gomes Ornellas, Salvador de Cicco Netto e Avenidas Dr. Roberto de Almeida Vinhas e Ministro Marcos Freire.

O diretor de Divisão de Cemitério, Tarcísio Luis Guella, explica que o Dia de Finados é o período em que o local recebe muitos visitantes, por isso toda essa intensificação de trabalhos de manutenção e melhorias. “Nesta data no ano passado foram cerca de 15 mil visitantes. Acreditamos que este ano não seja diferente. A intenção da Administração Municipal é oferecer mais conforto a esses visitantes, que geralmente estão em um momento sensível, de perda”.

Programação religiosa – Praia Grande definiu junto a representantes religiosos da Cidade programação de missas e cultos. “A Administração prestará todo o apoio necessário por isso, serão montadas duas tendas, com 100 cadeiras e aparelhagem de som, para que a população, possa celebrar a data de forma tranquila e confortável”, explicou o subsecretário de Ações de Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico.

Confira a programação completa:
8 horas – Missa (Paróquia Santos Antônio);
10 horas – Culto Evangélico;
12 horas – Missa (Paróquia Nossa Senhora Aparecida)
14 horas – Matrizes Africanas
16 horas – Matriz (Nossa Senhora das Graças)
17 horas – Culto Evangélico.
Endereço – O Cemitério Municipal Morada da Grande Planície fica na Avenida Ministro Marcos Freire, 3377, no Bairro Antártica, em frente ao Viaduto Eládio E. P. de Barros (VD 15) da Via Expressa Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *