São Paulo: Em Praia Grande Vacinação antirrábica tem calendário alterado devido às chuvas

Algumas datas estão sendo remarcadas pela Divisão de Saúde Ambiental

O tempo chuvoso tem atrapalhado a Campanha de Vacinação Antirrábica em Praia Grande. Em alguns casos, o calendário da visita da equipe itinerante da Divisão de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) da Cidade aos bairros sofreu alterações. As doses estão sendo disponibilizadas gratuitamente no Município desde o início deste mês de outubro. Até o momento, mais de 6 mil cães e gatos já foram vacinados.

“Em alguns locais a equipe acaba ficando em espaços descobertos, o que dificulta o trabalho e atendimento quando começa a chover”, explica a diretora da Divisão de Saúde Ambiental e Proteção à Vida Animal, Maria Fernanda Gonçalves.

A Usafa Ribeirópolis, que deveria ter recebido a campanha itinerante na última quarta-feira (24), teve a data remarcada para o dia 6 de novembro. De acordo com a programação original, no sábado (27), os moradores dos Bairros Canto do Forte e Princesa recebem a equipe de vacinação, respectivamente, na Casa da Amizade e Associação de Moradores do Bairro Princesa. “A vacinação ocorrerá normalmente, porém, caso esteja chovendo forte a data será remarcada”, comenta a Maria Fernanda.

Já receberam a equipe itinerante de vacinação antirrábica as regiões da Cidade que sediam as usafas Forte, Sítio do Campo, Boqueirão, Guaramar, São Jorge, Aviação e Tupi, Tupiry, Ocian, Quietude, Vila Alice, Santa Marina, Mirim, Maracanã e Esmeralda I e II.

Regras – Algumas normas devem ser respeitadas para vacinar os bichinhos em segurança. O animal deve ter, no mínimo, mais de três meses de vida e estar em perfeitas condições de saúde; os proprietários são responsáveis pela contenção do animal para a vacinação; em caso do cão ser bravo, é necessário que o dono providencie e leve a focinheira.

Importante destacar também que a vacina antirrábica é anual. Desta forma, o proprietário do animal deve se certificar que o mesmo não foi vacinado nos últimos 12 meses, evitando qualquer tipo de reação adversa à aplicação da dose.

Destaque – Praia Grande atingiu em 2018 uma marca importante na área da saúde. São 20 anos sem registrar nenhum caso de raiva animal. Monitoramentos são realizados periodicamente nos bairros da Cidade afastando a possibilidade de ocorrências deste tipo. A doença ocorreu nos últimos anos apenas em locais isolados do Estado de São Paulo e o Município está fora dessa zona de risco.

Confira a lista de locais que ainda receberão a campanha:

Dia 27/10 – Casa da Amizade e Associação de Moradores Bairro Princesa
Dia 29/10 – Usafa Caiçara – Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 630
Dia 30/10 – Usafa Samambaia – Av. das Araucárias nº 181
Dia 31/10 – Usafa Melvi – Rua João Caetano, nº 101
Dia 01/11 – Associação de Moradores Cidade da Criança
Dia 05/11 – Usafa Tupiry- Rua Idelfonso Galeano, nº 368
Dia 06/11 – Usafa Ribeirópolis – Rua Esmeraldo Tarquínio nº 471
Dia 10/11 – Associação de Moradores Solemar e Associação de Moradores
Bairro Real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *