São Paulo: Unidades de Saúde de Praia Grande realizam eventos do Outubro Rosa

Nesta segunda-feira (29), a Usafa Quietude realizou palestra sobre o tema

As Unidades de Saúde da Família (Usafa) de Praia Grande seguem com ações voltadas a Campanha Outubro Rosa. A iniciativa objetiva alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta segunda-feira (29), a Usafa Quietude realizou palestra sobre o tema. Cerca de 70 pessoas do bairro participaram da atividade.

A palestra, que teve como tema central ‘Saúde da Mulher’, foi ministrada pela enfermeira coordenadora da Atenção Básica no Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV), Miriam Almeida. Com muito bom humor, a palestrante destacou a importância do exame preventivo e os riscos do câncer de mama e ginecológico.

“Foi um evento especial e importante. As participantes aprenderam como fazer o autoexame das mamas com participação prática das pacientes presentes e dinâmicas para envolver o público na palestra. Todo evento contou com organização das enfermeiras Mileidi Muniz e Raquel Almeida”, supervisora da Usafa Quietude, Mariana Galvão.

As participantes ainda receberam dicas de como proceder caso encontrem algum nódulo nas mamas. “É importante informar que nesse caso as Usafas estão sempre de portas abertas para atendimento com médicos ou enfermeiras. Esses profissionais estão aptos a dar a melhor orientação e realizar os exames protocolares em casos necessários”, disse a supervisora.

Conscientização – Além de zerar a fila de espera dos exames de mamografia, outros destaques das iniciativas com relação ao trabalho contra o câncer de mama colocadas em prática pelos profissionais da Sesap em Praia Grande são o reforço nos serviços prestados nos setores de Atenção Básica e Especialidades Médicas, além de um sólido trabalho de conscientização e informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *