São Paulo: em Praia Grande mercado de trabalho é destaque no Juventude Legal

Serviço apresenta as políticas públicas existentes na Cidade

Para fechar com chave de ouro o último Juventude Legal de 2018, o projeto apresentou aos jovens as novidades do mercado de trabalho praia-grandense. A iniciativa é intermediada pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) em parceria que diversas pastas, secretaria do Estado e ONGs. O programa ocorreu na Escola Estadual Vila Tupi, no Bairro Tupi e atendeu mais de 500 estudantes.

Os jovens ficaram atentos as informações sobre o mercado de trabalho, pois, novas empresas que estão chegando no Município precisarão de mais de 15 mil profissionais qualificados. A oficineira, Gilmara Cristiane de Souza, conversou com os estudantes sobre a importação da qualificação para o disputado mercado de trabalho.

Os estudantes ficaram sabendo que empresas como a Obramax, do grupo Leroy Merlin, criará 200 vagas direitas e mais de 450 vagas indiretas. Ainda na área do comércio, estão chegando lojas ao Litoral Plaza, que precisarão de novos funcionários em diversas áreas.

Na área da saúde e administrativa também serão criados novos postos de trabalho, pois Associação Hospitalar Casa de Saúde de Santos está ampliando o atendimento na cidade, com a implantação de um hospital no Bairro Mirim. Da mesma forma, o Grupo Transmontano também está construindo um hospital, localizado no Bairro Mirim, que gerará mais de 4 mil novos postos de trabalho.

Além disso, a Cidade estará recebendo no próximo ano unidades de ensino universitário e a implantação do Complexo Empresarial Andaraguá, que será instalado, no Bairro Andaraguá, às margens da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, e que prevê a construção de um aeroporto para aviões de carga, além de um parque empresarial, que deve abrigar mais de 200 galpões de 10 mil metros quadrados cada para a instalação de empresas de comércio exterior.

O complexo contará com aeródromo, hotéis, lojas de conveniência e diversos outros serviços, além de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE), destinada a instalação de empresas voltadas para ao comércio Exterior.

Sendo assim, a oficineira lembrou aos jovens a importância da especialização e da aprendizagem de um segundo idioma, pois com a vinda de várias empresas nacionais e multinacionais a Cidade também deverá receber executivos de outros países que tem como segundo idioma o Inglês.

Ainda nesse sentido, a oficina abordou os cursos que o Município já ofereceu como o Time do Emprego, os cursos da carreta do Via Rápida e dessa forma, não há dúvida que as pessoas mais qualificadas conseguirão mais fácil as vagas que as empresas que estão se instalando na Cidade oferecerão.

Time que Emprego – Em 2019, a Subjuve retoma o projeto time do emprego, uma vez que em outubro, mais duas servidores se qualificaram para serem facilitadora do curso e agora a pasta possui três funcionárias que poderão aplicar o programa que é uma parceria do governo do Estado e durante 12 encontros, os facilitadores (como são chamados os orientadores de cada turma) apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículo, dicas de comportamento em entrevistas, noções de empreendedorismo, apresentação pessoal, comunicação e expressão, entre outros conteúdos.

Via rápida emprego – Promove o aumento de competitividade da economia paulista mediante a qualificação e formação profissional dos trabalhadores residentes no Estado de São Paulo.

Políticas públicas – Praia Grande segue desenvolvendo diversas ações e políticas públicas para a juventude através de parcerias entre secretarias municipais e órgãos governamentais como: Semana do Hip Hop, Time do Emprego, Oficina de Iniciação ao Skate, Feira do Estudante, Festival de Esportes Radicais (Fera) e a pesquisa para a realização do Mapa da Juventude do Ensino Médio, dentre outros.

Juventude Legal – Todas as terças-feiras, funcionários de diversas secretarias municipais e entidades, em parceria com a Subjuve, oferecem serviços e palestras em todas as escolas de Ensino Médio da Cidade: públicas e privadas. Os alunos recebem oficinais sobre: meio ambiente, segurança, esporte e lazer, assistência social, cultura e turismo, empregabilidade e empreendedorismo, serviço militar, defesa civil e conselho tutelar.

Os equipamentos escolares interessados em receber o Juventude Legal devem entrar em contato pelo telefone 3496-5684 ou ainda através do e-mail: juventudelegal@praiagrande.sp.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *