São Paulo: em Praia Grande Unidades de Saúde da Família se mobilizam na Campanha Novembro Azul

Prevenção do Câncer de Próstata é o grande objetivo da ação

As Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) estão realizando diversas ações voltadas à prevenção do câncer de próstata e diagnóstico precoce da doença através da Campanha Novembro Azul.

De acordo com a diretora da Atenção Básica, Desirée Araújo, a grande maioria das Unidades já está realizando palestras e ações. “O destaque é a caminhada Novembro Azul que está sendo organizada em conjunto. Teremos diversos pontos de encontro para que todas as unidades possam participar”.

Além das Usafas, outros órgãos também participam das ações, como o Programa Conviver e o Centro de referência em Assistência Social (CRAS), ambos da Secretaria de Assistência Social (SEAS), a APAE-Praia Grande, e as nove Academia da Saúde, da Sesap.

Confira as principais atividades:

Terça-feira (13)
9h – Café da Manhã na Usafa Solemar
Caminhada e apresentação do Coral Conviver Solemar na Praça Júlio Secco
Quarta-feira (14)
9h – Aulão de Ginática na Praia em frente ao Conviver Solemar
Sexta-feira (23)
8h30 – Caminhada Novembro Azul
Usafas Anhanguera, Vila Alice, Ocian, Santa Marina – ponto de encontro: Conviver Ocian
Usafas Tupiry, Quietude – ponto de encontro: Espaço de Eventos Jair Rodrigues (aulão de Zumba)
Usafas Melvi, Esmeralda, Rio Branco, Samambaia, Ribeirópolis – ponto de encontro: Praça Linear do Samambaia
Usafas Forte, Tude Bastos, Guaramar (em conjunto com Conviver Sítio do Campo, Ocian, Guilhermina, Samambaia, Caiçara, Solemar, APAE e CRAS) – ponto de encontro: Pista de Atletismo
Usafas São Jorge, Vila Sônia, Antártica – ponto de encontro: Mercado Almeida Rocha até Conviver São Jorge
Usafas – Maracanã, Mirim I, Mirim II, Aloha – ponto de encontro: Canal Fouad Back
Segunda-feira (26)
9h – Caminhada na praia – Usafa Tupi e Conviver Tupi

Exame – A recomendação é que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista, especialista do sistema reprodutor masculino, para a realização do exame preventivo. A incidência de casos na família aumenta as chances de risco.

Já para os homens que não possuírem registro de antecedentes de câncer de próstata na família, podem optar em procurar o urologista e realizar o procedimento a partir dos 50 anos de idade.

Em Praia Grande, a recomendação é que o homem procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência, onde passará por uma consulta com o médico de saúde da família que o encaminhará, caso necessário, para o especialista.

Os principais sintomas da doença são: desconforto urinário, aumento da frequência urinária durante a noite, jato urinário mais fraco que o comum e sangramento urinário, quando em fase já avançada.

Histórico – O Novembro Azul foi criado na Austrália em 2003. Em algumas cidades, instituições e prédios públicos são iluminados de azul, chamando atenção para o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *