Goiás: População de Jaraguá realiza testes gratuitos para controle do diabetes durante mês de novembro

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA), iniciou no último dia 14 de novembro, quarta-feira, a ação para combate a diabetes e hipertensão que durará todo o mês. Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, foi montada uma tenda na área externa da Unidade para realização de testes rápidos de HGT e aferição de pressão.

Segundo Dinajara Melo, técnica de enfermagem que trabalha há 13 anos na Unidade, também serão disponibilizados testes rápidos para sífilis, Hepatite B e C, HIV, e, com a colaboração da equipe multidisciplinar, serviço de nutrição e psicologia para dar apoio aos pacientes. “Essa ação é importante para alertar e trazer a discussão. Estudos mostram que 46% das pessoas que tem diabetes não sabem e não foram diagnosticadas”, afirma Dinajara.

Segundo o médico da família, Dr. Thiago Pereira Campos, a diabete hoje é um problema de saúde pública que vem crescendo e não se resume apenas há alguns países. Em 2015, a Federação Internacional de Diabetes, estimou que 8,8% da população mundial de 20 a 79 anos de idade vivia com diabetes. “A tendência, de acordo com os estudos, é que por volta 2040, serão 642 milhões de pessoas com a doença”, esclarece.

Assista o vídeo e confira como foi:

Por Brenno Sarques

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *