São Paulo: em Praia Grande, obras no Bairro Ocian beneficiarão moradores e comerciantes

Projeto de revitalização do Centro Expandido foi apresentado no domingo (13)

O Centro Expandido do Bairro Ocian passará por revitalização em diversas vias, inclusive na principal avenida comercial e na tradicional Praça Roberto Andraus. Esta e outras ações foram apresentadas à comunidade do bairro neste domingo (13) e fazem parte do calendário de eventos em comemoração aos 52 anos de emancipação político administrativo da Cidade. Os trabalhos proporcionarão mais mobilidade urbana, acessibilidade para idosos e deficientes, vai melhorar o fluxo de veículos e ônibus e também a segurança no trânsito. Além das melhorias para moradores, o comércio local também será mais valorizado com as obras.

Compreendendo a Rua Dr. Vicente de Carvalho, Avenida Dom Pedro II, Rua Oceânica Amábile, e suas vias transversais no trecho da Avenida Presidente Kennedy até a Avenida Presidente Castelo Branco, o Centro Expandido Ocian terá suas vias repavimentadas. No trecho que vai da Avenida Castelo Branco até a Rua Gilberto Amado, a pavimentação será com intertravado de concreto e as calçadas receberão pedra Goiás (nos mesmos moldes da Av. Pres. Costa e Silva, no Bairro Boqueirão). Nas áreas restantes a pavimentação será asfáltica e nas calçadas será utilizado o piso intertravado de concreto (seguindo o padrão já existente na Av. D. Pedro II).

A tradicional Praça Dr. Roberto Andraus, conhecida por abrigar as feiras de artesanato e de alimentação passará por reestruturação e se tornará um espaço multiuso que também servira de área de convivência e lazer.

A Rua Olavo Bilac ganhará novo trecho, ladeando a Paróquia Nossa Senhora das Graças, interligando-a a Rua Oceânica Amábile. Com isso, será separada a Igreja da praça, criando calçadas e espaços externos adequados para os pedestres e público que a frequentam. Haverá ainda um novo acesso para os veículos, dando um melhor ordenamento ao trânsito local.

Na remodelação estrutural da praça estão previstas três estruturas pergoladas, cobertas com policarbonato compacto, que terão função múltiplo uso. Ladeando a Avenida Dom Pedro II a estrutura será maior, com 44 m x 6 m, onde funcionará a área de alimentação da feira de artesanato e junto a ela será montado um “lounge”, espaço com mesas e cadeiras onde os frequentadores poderão se encontrar, interagir de uma maneira relaxada e desfrutar dos produtos comercializados. Junto ao novo trecho das ruas Olavo Bilac e Gilberto Amado serão feitas outras estruturas, com 38,5m x 6m e 33m x 6m onde quando em funcionamento a feira, ficarão os artesãos. Nos outros dias os espaços poderão ser utilizados pela Prefeitura ou mesmo comunidade, para realização de outras atividades.

A Praça Roberto Andraus terá piso em pedra Goiás e paisagismo especial, priorizando a preservação das árvores existentes. Contará ainda com moderno mobiliário urbano para conforto dos usuários. Novas instalações elétricas, luminárias e câmeras de segurança complementarão as ações que propiciarão além de mais conforto, maior segurança para moradores e turistas.

As obras terão recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo do Estado, que assinou o convênio no último dia 28. A intenção da Administração Municipal é de que as obras se iniciem em 2018.

Ainda foram anunciadas para o bairro a ampliação da coleta seletiva, implantação de plataforma de acessibilidade na Escola Municipal Lions Clube Ocian, além da inauguração, no próximo dia 18, da Escola Municipal Valter Salerno, com capacidade para atendimento de 1.260 alunos permitindo redistribuição dos estudantes das Escolas Municipais Lions Clube Ocian e Florivaldo Borges de Queiroz.

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão destacou a importância das inciativas. “Estamos com uma série de ações voltadas à diversas áreas como infraestrutura e obras, educação, saúde e serviços urbanos. São iniciativas que promovem o desenvolvimento de Praia Grande de forma igualitária, beneficiando todas as regiões da Cidade. As obras no Ocian atendem o anseio dos moradores e comerciantes e com certeza vai valorizar ainda mais o bairro. Na coleta seletiva passaremos de 6 para 12 caminhões ampliando a periodicidade da coleta. E este é um assunto que deve ser tratado constantemente. É preciso que a população saiba da importância do descarte correto dos materiais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *