Meio Ambiente: uma iniciativa da prefeitura de Novo Gama, foram plantadas quase 500 mudas no bosque do 5HC

A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura, Desporto e Lazer e Infraestrutura Urbana, Agricultura e Habitação.

A prefeita Sônia Chaves também esteve presente no plantio, bem como muitos secretários e secretarias municipais que foram ao local, não apenas para prestigiar a preservação do meio ambiente, mas também para colocar a mão na massa. Acompanhada do Secretário Marinaldo Almeida e enquanto fazia o plantio de uma das muitas mudas das quais plantou, a prefeita comentou sobre a importância da atividade, “nós estamos aqui hoje preparando a cidade para o futuro: preservando a natureza”, explicou Sônia.
Uma aula diferente
Cerca de 30 estudantes do sexto ano da Escola Municipal Machado de Assis foram levados pelo Professor Júlio Machado para experimentarem uma aula diferente, “sempre em minhas turmas eu busco tratar da importância da preservação do meio ambiente para que os alunos entendam, desde cedo, que é importante estar plantando ou recolhendo o lixo não para garantir a preservação não do presente, mas do futuro”, disse o professor de geografia.
@
O professor Júlio Machado acompanhou o aluno especial Thiago Gonçalves durante todo o plantio.As crianças gostaram bastante da atividade e já estão perguntando quando acontecerá a próxima, “é uma satisfação pessoal muito grande vê-los ansiosos e empolgados com algo tão bom”, comentou Júlio.Enquanto boa parte dos estudantes fazia o trabalho em grupo com os colegas, o professor se ocupou de acompanhar o aluno especial Thiago Gonçalves, “é essencial para ele se incluir em atividades como estas. O Thiago plantou pela primeira vez hoje e ficou feliz ao saber que daqui a alguns anos poderá ver árvore que plantou”, disse ele.

Escolha do Local

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cícero Vieira, foi quem idealizou o plantio, “nós havíamos uma grande doação da Administração de Santa Maria com muitas mudas e precisávamos decidir onde poderíamos plantá-las”, disse ele.

O bosque do 5HC era um antigo motivo de reclamação dos moradores da região devido ao descarte incorreto de lixo e também do perigo que a vegetação alta poderia oferecer sendo utilizada como esconderijo por pessoas perigosas.

Foi feita então a limpeza do local e a retirada da vegetação daninhas, “Decidimos então plantar parte das mudas lá. Para que, assim, algumas pessoas se sintam inibidas ao descartar lixo numa área que está sendo recuperada e também que seja evitado que maus elementos possam se esconder ali”, explicou Cícero.

Foram quase 500 mudas plantadas de espécies típicas do cerrado, principalmente pajeús e ipês. Conforme elas forem crescendo, o bosque poderá ser transformado em uma praça que, além de uma opção de lazer, se tornará símbolo da preservação do meio ambiente aliada à boa qualidade de vida.

O secretário informa que ainda restam cerca 4.500 mudas esperando para serem plantadas, “nós convidamos a população para participar deste trabalho de recuperação. Da mesma forma que fizemos no 5HC, podemos fazer em outros bairros do município”, incentivou Cícero.

Assista o Vídeo e saiba mais:

Foi realizado na manhã do último dia 13, no Bosque do 5HC, o plantio de quase 500 mudas de diversas plantas típicas do…

Publicado por Prefeitura de Novo Gama – GO em Sexta-feira, 29 de março de 2019

 

Texto, fotos e informações: ASCOM Prefeitura Municipal de Novo Gama

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *