Novo Gama: Secretaria Municipal de Saúde realiza audiência pública

Foi realizado na tarde do dia (27), na Câmara Municipal de Novo Gama, uma audiência pública para apresentar os dados do último quadrimestre de 2018 da Secretaria Municipal de Saúde, conforme exige a Lei Complementar nº 141/2012.

 Na ocasião, estiveram presentes alguns membros das equipes de funcionários da pasta, representantes do Conselho Municipal de Saúde e também moradores que acompanharam as exposições referentes às informações do período referenciado.

Gestores e gestoras de cada equipe da Saúde apresentaram o que foi feito em seu setor e demonstraram também os principais números destas ações. Assim, foram declaradas as informações das seguintes equipes: Atenção Básica, Financeiro, Vigilância Epidemiológica/Funasa, Vigilância Sanitária, Farmácia, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 22h e 24h, Melhora em Casa, Regulação, Saúde Bucal, SAMU, Transporte e CAPs.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde participou da audiência e contou que o órgão teve de aprovar todos os dados do quadriênio antes de ser realizada a conferência. “O Conselho precisa acompanhar o que for apresentado aqui para termos certeza de que as informações são as mesmas que nos foram repassadas na prestação de contas”, explicou Ana Paula Galdez.

Transparência

A audiência pública é uma forma de se manter a transparência da Secretaria Municipal de Saúde para com a própria população. Nela, são demonstrados como foram gastos os recursos da pasta, sejam eles humanos ou financeiros, em que locais foram investidos e quais foram os resultados alcançados.

A lei exige que esta prestação de contas aconteça a cada 4 meses, no entanto, ela não acontece somente pela obrigação de ser realizada. Como explica a secretária da pasta, “é importante que a população participe das audiências, não somente para tomar conhecimento do que acontece no setor, mas também para saber no que ela pode auxiliar. Seja com sugestões ou questionamentos, a integração do usuário é essencial para termos esta avaliação”, disse Wilsliane Maximiniano.

Texto, fotos e informações: ASCOM Prefeitura Municipal de Novo Gama

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *