Por que não consigo ter sucesso?

Por Juliana Isliker

Por que todos da minha família têm sucesso, só eu não tenho?

A constelação familiar nos ajuda a responder a uma série de questões, e essa é uma delas – o sucesso. Cada um tem uma definição de sucesso, então você pode ler esse texto pensando no que é sucesso para você e entender o que você busca, o que já tem e o que ainda te falta.

Na maioria das vezes, nos pegamos percebendo que existem pessoas muito bem sucedidas, vemos até pessoas da nossa família que “dão certo”, que conseguem aparentemente o que querem e que são felizes na sua vida e sua carreira.

E, algumas vezes, olhamos para nós mesmos e vemos que ainda estamos distantes de onde gostaríamos de estar. Aí, eu te convido a essa reflexão e a algumas perguntas.

Você pode fechar os olhos e se perguntar: estou a serviço de quem? Quem, no meu sistema familiar, não teve sucesso assim como eu, ou foi excluído da família?

Temos sempre que ter em mente que vivemos e nascemos dentro de um sistema familiar, do nosso sistema familiar. Então, o que vivemos está sempre equilibrando todas as ordens nesse sistema. As ordens do amor, que são três: o direito de pertencer, a hierarquia e o equilíbrio de troca. Lembre-se que essas ordens atuam, mesmo que não tenhamos consciência.

Nos falta consciência

Quando digo não ter consciência, é não ter consciência mesmo. Às vezes, aconteceu uma situação na nossa família em outra geração e estamos vivendo algo aqui, hoje, porque aquela situação não teve um lugar, foi excluída e acabou tornando-se um segredo que ninguém comenta, um tabu ou uma crença.

Existem crenças quando falamos também de dinheiro e prosperidade. Existem crenças de que eu só vou poder ter dinheiro se eu trabalhar muito ou só vou poder ter dinheiro se eu enganar alguém. São crenças que são formadas no nosso sistema ao longo das situações que acontecem com as pessoas. E, daí, repetimos esses padrões enquanto não conseguimos trazer à consciência e modificar, quebrar essas crenças.

O mesmo acontece com o sucesso profissional. Podemos falar: bom, todo mundo da minha família tem sucesso profissional, só eu que não tenho. Então, podemos olhar para trás, para os antepassados: todos tiveram sucesso profissional? Quem foi deixado de fora? Quem não teve a oportunidade de exercer a profissão? Ou não teve oportunidade de estar a serviço da vida como nós podemos estar hoje a serviço da vida com a nossa força, com nosso trabalho. A quem eu estou honrando? Sempre, sempre, vamos buscar equilibrar o nosso sistema, mesmo que não tenhamos consciência disso.

Por isso, é interessante conhecermos a nossa família e vermos que forças estamos equilibrando com o nosso sucesso ou com o nosso insucesso profissional. É sempre algo para refletirmos com muito carinho e com muito amor, sem julgamento. Porque quando começamos a fazer uma constelação, sabemos que tudo o que está acontecendo está servindo para equilibrar, por isso, não julgamos as atitudes que muitas vezes são inconscientes. Lembre-se: trazer à consciência sem julgamento e depois modificar. Esse é o caminho!

Serviço: www.julianaisliker.com.br

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *