São Paulo: em Praia Grande, Documentário História Regional e site do CME viram ferramentas de ensino

Seduc fez o lançamento em solenidade que ocorreu na segunda-feira (25)

A Secretaria de Educação (Seduc) fez o lançamento do documentário História Regional da Baixada Santista e do site do Centro de Memória da Educação (CME – www.cidadaopg.sp.gov.br/cme), setor que funciona no Porto Aprendiz. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (25), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim. O evento contou com, aproximadamente, 500 pessoas entre professores, estagiários e equipes técnicas da Seduc e das escolas municipais, divididas em dois períodos.

As novidades apresentadas pela Secretaria de Educação servirão como ferramentas para os professores de história e demais disciplinas utilizarem em sala de aula com os alunos. Com pouco mais de uma hora de duração, o documentário História Regional da Baixada Santista traz detalhes sobre os primeiros habitantes que viviam na região, desde a época dos sambaquis, passando pelos índios até a chegada dos europeus.

Para produzir o documentário, os historiadores Mônica Rodrigues e Rafael da Silva e Silva foram a campo para fazer entrevistas que trouxessem detalhes da época. Além disso, a dupla percorreu as nove cidades da Baixada Santista para trazer em vídeo elementos que subsidiassem e ilustrassem as informações contadas pelas fontes. A equipe da Divisão de Apoio auxiliou na edição das imagens e captura de fotos.

A iniciativa vai ao encontro do que preconiza uma das determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com a BNCC, os alunos precisam aprender não apenas sobre o contexto histórico em âmbito geral, mas também aproximar e regionalizar mais esse conhecimento. “Temos muito orgulho de colocar em prática esse trabalho, pois se trata de um material bastante rico em informações”, destacou Monica Rodrigues.

O documentário História Regional compõe uma série de filmes que o Centro de Memória da Educação (CME) produzirá para contar a história de Praia Grande, assim como, da Baixada Santista. O próximo vídeo trará detalhes sobre como foi formada a população que reside na Região Metropolitana, principalmente, contando detalhes do período que compreende os séculos XVII ao XIX. Já no terceiro longa, o CME trará informações sobre a emancipação político-administrativa de Praia Grande.

O documentário está disponível no endereço eletrônico do Centro de Memória da Educação (CME), lançado também nesta segunda-feira (25). Durante o evento, Rafael Silva apresentou detalhes do site, que conta com uma aba que traz os projetos, outra que mostra o trabalho de acervo e conservação e a terceira que conta onde funciona o Porto Aprendiz. “No site, o internauta encontrará as entrevistas do documentário na íntegra, além de acompanhar as ações desenvolvidas pelo Centro de Memória”.

Para a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, o documentário História Regional faz um resgate sobre o passado da Baixada Santista. “Fiz questão de ver mais de uma vez, pois o documentário traz riquezas de detalhes. Até hoje vi poucos trabalhos que contextualizam de forma tão perfeita a importância da região no conceito histórico do País desde a colonização”, enalteceu.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *