Em Novo Gama: Emoção e Fé marcam a 19ª Via Sacra celebrada por cerca de 20 Mil pessoas

“É muito bonito vermos a população tão envolvida nesta celebração d’Aquele que por nós morreu e, para nós, voltou à vida. Um espetáculo que revive e aquece a fé que há cada um”, disse Sônia Chaves.

Atenta, a multidão acompanhava emocionada a cada ato. Se ja pelos telões ou observando das arquibancadas. As reações do público eram as mais diversas: alguns ficavam com os olhos marejados, outros admiravam impressionados com o trabalho. Assim, foi realizada na última sexta-feira, 19, no Morro Santo do Lago Azul, a 19ª Via Sacra de Novo Gama, que reuniu cerca de 20 mil pessoas.

A celebração já é tradição em nossa cidade e, todos os anos, atrai milhares de fiéis, se tornado cada vez mais uma referência de devoção na região do entorno de Brasília. O espetáculo, que tem a duração de quase quatro horas, é realizado por cerca de 300 voluntários e acompanhado por equipes de brigadistas, profissionais da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde e do 19º Batalhão de Policia Militar Estado de Goiás.
Nem a estrutura montada para este ano comportou todos os espectadores que lotaram as arquibancadas e se apertaram nas grades para não perder uma cena. A chuva que caiu logo no início do espetáculo não desanimou nenhum dos presentes e muito menos tirou a energia dos atores que pareciam mais empenhados em encenar a Paixão de Cristo.
“É muito bonito vermos a população tão envolvida nesta celebração d’Aquele que por nós morreu e, para nós, voltou à vida. Um espetáculo que revive e aquece a fé que há cada um”, comentou a Prefeita Sônia Chaves sobre a importância desta celebração para a população novogamense.
Muitos efeitos especiais foram utilizados ao longo do espetáculo. Durante a ressurreição, por exemplo, Cristo foi alçado na cruz que fica no topo do morro. Em uma imagem de grande esplendor, encerrou a celebração de Sua Paixão abençoando a todos.

Em seguida, foi realizada uma grande queima de fogos que durou cerca de 12 minutos, atraindo a atenção de todos. O elenco se organizou em uma grande fila e, de um por um, cumprimentaram a plateia. Além da população de Novo Gama, também participaram pessoas vindas de outras cidades e importantes autoridades, como o Secretario de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal, Anderson Gustavo Torres.

Tradição e fé

A tradição e a fé caminham de mãos dadas. Um rito que é relembrado todos os anos faz renascer nas pessoas o motivo pelo qual mantem a sua fé ardente como o fogo. Assim acontece a Via Sacra em Novo Gama: um momento para relembrar todo o caminho sagrado percorrido por Cristo, desde o seu nascimento, passando por sua sofrida morte e culminado em sua ressuscitação.

O espetáculo atrai pessoas das mais diversas localidades. “Esta é a nossa principal atração cultural e religiosa. Uma tradição que mexe com a fé das pessoas e com as suas emoções”, afirmou o Secretário de Cultura, Desporto e Lazer. Junior da Cultura foi quem idealizou a celebração da Via Sacra há 19 anos, ainda no primeiro mandato de Sônia. Desde então, a encenação tem se tornado cada vez mais profissional e continuar a crescer em público e credibilidade na região.

Texto, fotos e informações: ASCOM da Prefeitura Municipal de Novo Gama.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *