Novo Gama: em parceria com a Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, a ONG “Os Banguelas” atua junto a moradores para apresentação de quadrilha

Ao som de alguns clássicos do baião, já tradicionais nas festas juninas, jovens moradores do Lago Azul iniciaram nesta semana os ensaios de quadrilha para se apresentarem no Festival de Quadrilha Junina de Novo Gama.

Os quadrilheiros e as quadrilheiras estão sendo auxiliados pela ONG “Os Banguela”, que já tem grande experiência em festivais da dança típica. A Organização desde o início do ano tem realizado trabalhos no município pela parceria com a Secretaria Municipal de Cultura junto à Prefeitura de Novo Gama.Os voluntários estão auxiliando os grupos de cada bairro na divulgação e nas coreografias. “As apresentações culturais são ótimos programas para estes jovens, evitando que fiquem atoa em casa ou na rua”, explicou Pedro Lacerda, o diretor administrativo da organização, também conhecido como Tio Pedro.Junior da Cultura, o secretário da pasta, teve a ideia de unir a atuação da ONG com a iniciativa da população, “esta é uma oportunidade de desenvolver uma atividade cultural e que estes jovens vejam através destes projetos uma expectativa melhor de vida e convivência”, explicou ele.

Lago Azul

No Ginásio do Lago Azul, um grupo de cerca de 24 jovens se reúne nas segundas-feiras, das 19h às 20:30h, e nas quartas-feiras, das 17h às 18h30. “Estamos ensaiando bastante para representar o nosso bairro e, posteriormente a nossa cidade nos festivais”, afirmou Pablo Adryel, líder do grupo e Treinador de Futebol.

Pablo espera trazer aos jovens, a dança que não só é cultura, como também esporte e lazer

Além do festival municipal de quadrilhas, eles pretendem se apresentar no Concurso de Quadrilheiros de Valparaíso, no Concurso de Quadrilha de Brasília e onde forem convidados, seja nas festas de rua ou de igrejas.

“Já tivemos uma quadrilha dos moradores há muito tempo, mas acabou após um tempo. E hoje, percebemos que esta seria uma ótima oportunidade para levar aos jovens uma ocupação diferente que não só é rica culturalmente, como também atrativa”, relembrou Pablo ao falar sobre a importância de uma atividade que, por si só, já é uma reunião de cultura, esporte e lazer.

A ONG

A ONG “Os Banguela” tem grande experiência nas apresentações de quadrilhas juninas. A tradição não se limita apenas ao entorno de Brasília, mas também a todo o Distrito Federal. Desde 2000, quando o grupo foi iniciado, se apresentam no Valparaíso.  “Nós íamos onde quer que fôssemos convidados. Da Cidade Ocidental à Cristalina, de Planaltina de Goiás e Águas Lindas à São Sebastião e Gama. Já nos apresentamos até na Esplanada dos Ministérios”, contou Tio Pedro citando muitas outras cidades do DF.

Inscrições

Para se inscrever, basta contatar Pablo no número 9 9255-0230 ou o Tio Pedro no celular 61 9 9323-4307.

Os moradores do Lago Azul, junto à equipe da ONG Os Banguela, convidam a todos e a todas para participar da Quadrilha na…

Publicado por Prefeitura de Novo Gama – GO em Segunda-feira, 8 de abril de 2019

Por Mateus Lincoln – ASCOM da Prefeitura Municipal de Novo Gama – Foto: Caique Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *