São Paulo: Praia Grande sedia reunião de capacitação regional do Programa Município Verde Azul

Durante o encontro foi realizada a reunião mensal do Condema

Na última semana, Praia Grande sediou a reunião de capacitação do Programa Município Verde Azul. O encontro aconteceu no Clube Ocian Praia Clube e reuniu representantes de diversas pastas de vários municípios da Baixada Santista e Litoral Norte. A anfitriã foi a Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (SEMA), que aproveitou a oportunidade para fazer a reunião mensal do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONDEMA).

O objetivo do encontro é melhorar e agregar conhecimentos, discutir e cumprir as 10 diretivas estabelecidas que norteiam o Programa Município Verde Azul (PMVA) e estimular o Poder Público municipal a instituir Estruturas de Meio Ambiente e disponibilizar corpo técnico para receber capacitação, buscando sempre o Desenvolvimento Sustentável.

Na ocasião, foram repassadas orientações sobre o cumprimento das diretivas e apresentados os melhores exemplos de ações ambientais feitas em outras cidades. Em seguida, os participantes tiveram que ler as tarefas entregues pela equipe estadual do PMVA, desenvolver uma análise e apresentar para os demais a fim de propor iniciativas ambientais a serem aplicadas nos municípios.

“É um prazer para o município de Praia Grande recepcionar as demais cidades, poder debater os assuntos e trocar ideias que possam contribuir para que o Programa Município Verde Azul tenha melhores resultados. Sem dúvidas, as tarefas apresentadas hoje foram de grande valia para todos”, destaca o Secretário do Meio Ambiente de Praia Grande, Israel Lucas Evangelista.

Praia Grande, cada vez mais, se preocupa com o meio ambiente e ao longo dos últimos anos a cidade tem demonstrado uma evolução no ranking do PMVA. Em 2018, a Cidade ficou em 3º lugar na Baixada Santista e entre os 100 primeiros de todo o Estado de São Paulo.

Além das ações efetuadas pela Prefeitura, uma outra parte fundamental neste processo é a população. Campanhas educativas focando nos temas ambientais e de sustentabilidade já fazem parte do cotidiano da Cidade e a ideia é intensificar ainda mais, visando uma maior conscientização e participação de todos.

Os relatórios enviados ao PMVA em Praia Grande são coordenados pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Sustentabilidade – Criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, o Programa Município Verde Azul tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios, bem como estimular as prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

Destaques – Entre as ações de destaque estão o aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concurso sobre o meio ambiente.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *