São Paulo: Programa #JuventudePG atende mais de 200 alunos da E.E. Sylvia de Mello

Finalidade foi apresentar as políticas públicas oferecidas na Cidade

A caravana do programa #JuventudePG desembarcou na manhã de terça-feira (09) na Escola Estadual Profª Sylvia de Mello, no Bairro Antártica, atendendo a 200 alunos do Ensino Médio. A iniciativa é organizada pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) em parcerias com diversas pastas e entidades do 3° setor, e visa apresentar as políticas públicas oferecidas aos jovens na Cidade.

Reformulado, o programa que atende estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ocorre em duas etapas simultaneamente. Uma delas são as oficinas nas seguintes áreas: educação ambiental, segurança, esporte e lazer, assistência social, saúde, cultura, turismo, empregabilidade, empreendedorismo, serviço militar, defesa civil e Conselho Tutelar. Já a outra, constitui-se em reunir alunos das unidades visitadas para uma imersão na aprendizagem sobre o funcionamento da máquina pública.

O destaque desta edição foi a oficina do Conselho Tutelar, a palestrante Juciula Ferreira Cortês, a conselheira Ju Cortês, apresentou aos estudantes seus direitos e deveres, de acordo com Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e também sobre as atribuições referentes ao trabalho de um conselheiro tutelar.

O órgão foi implantado em 1990, em conjunto com o ECA, e é responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Conselho Tutelar é permanente, isto significa que uma vez criado não pode ser extinto, e possui autonomia funcional, não sendo subordinado a qualquer outro órgão estatal.

Cortês conversou com os jovens sobre a implantação do segundo conselho. Assim, o Município dobrará o número de conselheiros de cinco para dez. Já está prevista a nova eleição está marcada para outubro deste ano e, o edital com todas informações para inscrição ficará disponíveis nos próximos dias em veículos da imprensa regional e no site da Prefeitura. Todo o edital será exposto no saguão do Paço Municipal, situado na Avenida Presidente Kennedy, nº 9.000, Bairro Mirim. O pleito ocorrerá em outubro. O mandato será de quatro anos.

“Estamos muito contente com a implantação de mais um conselho, pois, dessa maneira, os novos conselheiros poderão atender à população com total qualidade. Nessa oficina, sentimos que os jovens estavam bastante interessados em entender como funciona o órgão e que pode participar das eleições”, ressaltou Cortês.

A estudante Bruna Santos Costa, mostrou bastante interesse em saber quais eram as principais atribuições do órgão e quem pode participar do pleito. Para ela, o Conselho Tutelar é um órgão que auxilia os jovens e também é fiscalizador dos pais omissos na educação dos filhos. “Muito pais não cuidam bem dos filhos e creio que além de fiscalizar, o Conselho Tutelar também auxilia no caminho correto”.

Na mesma linha de pensamento, a aluna Gabriela Lorrana Silva, considerou a palestra de suma relevância e acredita que os ensinamentos obtidos serão utilizados ao longo de sua vida. “Quero seguir a carreira policial militar e sei que na minha caminhada, trabalharei com criança e adolescente, por isso essa palestra é tão importante para mim, não só como adolescente, mas como futura policial”, finalizou a estudante.

Devido às fortes chuvas as oficinas que ocorreram na noite de terça-feira (09), do programa #JuventudePG que ocorreriam na mesma unidade foi cancelado e os alunos serão atendidos uma nova data oportuna. O próximo equipamento a receber o programa #JuventudePG é a E.E. Pedro Paulo Gonçalves, no Bairro Anhanguera. Os equipamentos escolares interessados em receber o programa devem entrar em contato pelo telefone 3496-5684.

Políticas públicas – Praia Grande segue desenvolvendo diversas ações e políticas públicas para a juventude através de parcerias entre secretaria municipais e órgãos governamentais como: Semana do Hip Hop, Time do Emprego, Oficina de Iniciação ao Skate, Feira do Estudante, Festival de Esportes Radicais (Fera) e a pesquisa para a realização do Mapa da Juventude do Ensino Médio, dentre outros.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *