Produção da Agricultura Local: mais de 450kg de alimentos são doados às Casas Assistenciais de Novo Gama

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 03, na Associação Comunitária Rural das Chácaras Paulista, a primeira entrega de alimentos ao CRÁS pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Foram doados cerca de 452kg entre frutas e verduras.

Logo cedo, os agricultores e agricultoras que participam do programa, se reuniram junto à representante do CRÁS do Lago Azul, Zita de Jesus, para fazer a pesagem dos alimentos. Entre as doações haviam abacates, couves, mexericas, salsinha, coentro, jiló, berinjela, repolho, brócolis, cebolinha e quiabo.
Todas as frutas e verduras foram distribuídas para as famílias que se encontram em situação de insuficiência alimentar ou nutricional. As mesmas são acompanhadas pelas unidades do CRAS no Lago Azul e Novo Gama, pelo CREAS do Pedregal, Casa Lar Novo Gama e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Boa Vista.
As doações acontecerão todas as quartas-feiras pela manhã em um período de um ano. Ao longo de todo o programa, serão compradas dos agricultores e doadas às casas assistenciais de nosso município quase 08 toneladas de alimentos.
PAA
O PAA é uma parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, Agricultura e Habitação e a Secretaria Municipal de Ação Social. O programa segue o modelo Compra com Doação Simultânea (CDS).
No caso da Associação, a CONAB comprará alimentos dos produtores rurais das Chácaras Paulista e doará a produção para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Lago Azul. Lá, será feita a redistribuição entre as unidades de assistência do município para beneficiar as mais de 5 mil famílias acompanhadas.
A parceria tem duração, inicialmente, de um ano, podendo ser renovada e ampliada de acordo com os resultados alcançados. O valor anual e total do programa é de aproximadamente R$56 mil e cada agricultor receberá exatamente R$7.999,90. Serão sete famílias fornecedoras, sendo que cinco delas são chefiadas por mulheres.
Texto e Foto: Mateus Lincoln

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *