São Paulo: em Praia Grande Umasa completa 4 anos com cerca de 10 mil castrações de cães e gatos realizadas

Equipamento itinerante atende gratuitamente todos os Bairros

A Umasa (Unidade Móvel de Atendimento à Saúde Animal) de Praia Grande completa quatro anos com cerca de 10 mil animais castrados gratuitamente. O equipamento é montado em três contêineres e realiza de forma itinerante os procedimentos em todas as regiões da Cidade. Atualmente, a estrutura está localizada na Avenida dos Trabalhadores, s/n, Bairro Antártica, próximo à Usafa Antártica. O agendamento das cirurgias está aberto para os moradores cadastrados nas Usafas Vila Sônia, Antártica, São Jorge e Aviação.
Para agendar, basta comparecer na Umasa, das 14 às 16 horas. É necessário que o proprietário do animal apresente o RG e a carteirinha da Usafa.

A iniciativa faz parte do Projeto Bicharada, desenvolvida pela Divisão de Proteção à Vida Animal da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) municipal. A disponibilização gratuita das castrações tem papel decisivo na diminuição da população dos animais das ruas e controle populacional de cães e gatos.

Faltas – Os munícipes que agendam castração na Umasa e não comparecem prejudicam o trabalho que é realizado na unidade. São distribuídas 30 senhas diárias e aquele que marca a operação e acaba faltando sem o aviso prévio, tira a vaga de outros bichinhos que poderiam ser castrados. Tal atitude resulta na perda do direito de realizar futuros procedimentos na unidade. Estima-se que aproximadamente mais de 1,5 mil castrações foram desperdiçadas ao longo dos anos de atividades da unidade por conta de faltas.

Estrutura – Todos os espaços são adaptados para oferecer o máximo de conforto para os animais atendidos no pré e pós-cirúrgico e também os profissionais que atuam no local. A Unidade Móvel é montada em três contêineres (dois com 2,30 metros de largura por 6 metros de comprimento e um com 2,30 por 12 metros), divididos em quatro módulos. A área total do equipamento é de cerca de 50 metros quadrados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *