beneficiários devem ficar atentos a constitucionalidade de saúde do Bolsa Família

Famílias beneficiárias precisam procurar a unidade mais próxima de suas residências

A unidade do Bolsa Família em Valparaíso de Goiás alertou nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, que beneficiários do Bolsa Família precisam ficam atentos às condições estabelecidas na área da Saúde.

As condicionalidades são compromissos assumidos entre o poder público e as famílias beneficiárias do programa na cidade. Segundo a legislação vigente no país, o não cumprimento prevê efeitos que vão desde advertências aos beneficiários até o bloqueio ou a suspensão do recebimento do benefício.

De acordo com Clegilson Nascimento, coordenador do BF no município, as famílias beneficiárias que tem crianças ou gestantes e ainda não fizeram os acompanhamentos de calendário vacinal, pesagem e medição da estatura e pré-natal, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar esses procedimentos para continuar recebendo o benefício, sem riscos do mesmo ser suspenso ou bloqueado e o público alvo do chamamento são as mulheres em idade fértil e crianças menores de 07 anos. “Ao definir o cumprimento da condicionalidade de saúde como um dos critérios para o recebimento do Bolsa Família, o governo federal garante à população alguns serviços da Atenção Básica, como a vacinação, o acompanhamento do crescimento e o desenvolvimento da criança menor de sete anos, além do pré-natal para as gestantes, a assistência pós-parto e a vigilância nutricional”, completou.

Para fazer o acompanhamento na unidade de saúde é necessário apresentar os seguintes documentos:

Cartão do benefício da pessoa responsável;

Comprovante de endereço atualizado;

Caderneta da criança, para comprovação da situação vacinal;

Se for gestante, levar a caderneta da gestante devidamente preenchida, pelos profissionais responsáveis pelo acompanhamento do pré-natal, com a data da DUM, para inclusão no programa.

O que é o Bolsa Família

É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.

Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *