Valparaíso de Goiás: CIAM promove palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Atualmente, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher ampara pacientes de 46 bairros de Valparaíso e da região do Entorno Distrito Federal

Na manhã da última quinta-feira, 03 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), promoveu um delicioso café da manhã e palestras voltadas à mulher.

Como parte do movimento conhecido como Outubro Rosa, para conscientizar a população feminina sobre a importância dos cuidados com a saúde, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o CIAM preparou uma manhã regada à informação e diversão, com palestras sobre cuidados com corpo, mente e segurança e contou com o apoio da Patrulha da Mulher.

Com exceção dos tumores de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. E, apesar das melhorias recentes no tratamento, é inegável que as brasileiras ainda passam por grandes desafios contra essa doença.

Sobre o assunto, a diretora da unidade de saúde, Cida Moura, destacou o cuidado dos profissionais para as mulheres com suspeita de câncer e agilidade para o diagnóstico da doença e encaminhamento para tratamento. “De 2017 até agora acompanhamos 300 mulheres que tiveram câncer e foram curadas e hoje estamos aqui para levantar a bandeira da prevenção”, pontuou.

É importante ressaltar que as ações dedicadas às mulheres ocorrerão também nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS), com programações diversas de segunda a sexta-feira, que envolve atividades educativas sobre o tema, além de exames e coletas de preventivos, autoexame da mama, solicitação de mamografia, consultas médicas, educação em saúde, rastreamento do câncer de mama e  palestras para o público feminino. a intenção é prevenir o Câncer mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Atualmente, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher ampara pacientes de 46 bairros de Valparaíso e da região do Entorno Distrito Federal. O órgão que é ligado à Secretaria de Saúde oferece atendimento gratuito nas áreas de ginecologia, mastologia, nutricionista, assistência social, prevenção, pré-natal assistido e de risco.

Participaram da atividade o secretário de Saúde Leonardo Esteves, o chefe de gabinete Manoel Cleiton, a assessora da mulher Sandra Miranda, servidores públicos e a comunidade.

Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *