Férias! 7 brincadeiras de criança para colocar em prática com os filhos 

Seus filhos estão de férias? Essa é uma ótima maneira de colocar em dia a sua convivência com eles, reforçando o importante laço que vocês vão desenvolver ao longo da vida. 

Para te ajudar a mantê-los entretidos, o Pão de Açúcar separou algumas brincadeiras de criança simples e super divertidas para você colocar em prática com eles nesse período sem aulas. E não se preocupe, as atividades servem para encaixar na rotina dos pais que também estão de férias, como também daqueles que estão trabalhando em uma parte do dia!

1 – STOP

Brincadeira também conhecida como Adedanha em alguns lugares do país. Para essa atividade, tudo que você precisa é de folhas de papel e canetas.

Cada participante tem uma folha e desenha uma tabela com tópicos definidos por todos (como objeto, animal, cor, nome, fruta, cidade, etc). Após todo mundo montar a tabela, os jogadores colocam as mãos para trás e, logo após alguém falar adedanha, mostram números com os dedos. A quantidade de dedos mostrados na adedanha será utilizado para definir uma letra do alfabeto (se forem três dedos, por exemplo, a letra será C).

A partir desse momento, os participantes terão que preencher cada tema da tabela com uma palavra relacionada e que comece com a letra sorteada. Quem terminar de preencher os temas primeiro grita STOP e os outros participantes devem parar de escrever. Todos contam pontos a partir desse momento.

A contagem de pontos é feita com: 

  • 10 pontos para palavra correta;
  • Se aparecerem palavras repetidas, cada participante ganha 5 pontos ao invés de 10;
  • Sem palavra no tema ou palavra errada, o participante não pontua.
  • Quem fizer mais pontos ao final de várias rodadas é o vencedor.

2 – Batata Quente 

Essa versão da brincadeira Batata Quente é mais “moderna”, visto que é possível usar o celular para ajudar na atividade. A Batata Quente tradicional consiste em todos sentarem em uma roda e passar a “batata” (que pode ser qualquer objeto) até alguém determinar que ela deve parar. Quem ficar com a batata é o responsável por contar o tempo na próxima rodada.

Com o celular, a brincadeira fica mais fácil. Basta ativar a câmera com o timer e ir passando o celular de acordo com a contagem regressiva do clique. Quando o tempo se esgota, a foto registra quem ficou com a “batata quente” na mão e vocês ainda terão divertidíssimos registros da brincadeira. Só tome cuidado com o celular, colocando uma capa protetora resistente no mesmo e orientando seus filhos para não jogar o aparelho ao invés de passar de mão em mão.

3 – Complete o desenho 

Para estimular a criatividade dos seus filhos, essa é uma das brincadeiras de criança mais interessantes! Basta recortar algumas figuras de revistas e jornais (ou iniciar um desenho em um papel) e passar para que seus filhos finalizem a criação do jeito que quiserem.

Essa é uma atividade lúdica e simples que serve para qualquer faixa etária!

4 – Boliche de garrafa pet 

Essa é uma ótima atividade para reutilizar o lixo que produzimos no dia a dia e, ao mesmo tempo, entreter as crianças. Pegue 10 garrafas pet velhas, encha com areia ou água e feche de maneira bem firme.

Peça seus filhos para decorar as garrafas, com tintas, papeis ou durex. Depois que tudo estiver pronto e seco, é só usar uma bola (de meia, futebol, vôlei) para jogar boliche com elas!

5 – Massinha caseira 

Qual criança resiste a uma brincadeira com massinhas? Essa atividade de criatividade começa ainda na etapa de criação da massa, que é totalmente caseira.

Tudo que você vai precisar para criar a massa é: 

  • 1 xícara e ½ de água;
  • 1 xícara de sal;
  • 4 xícaras de farinha de trigo;
  • 3 colheres de sopa de óleo;
  • Corantes de alimentos.
  • Misture tudo e forme uma massa lisa e homogênea. A partir daí, é só brincar!

6 – Mímica

Para brincar de mímica, basta dividir os participantes em dois grupos. Cada rodada será definida por um tema (filmes, animais, objetos) e uma pessoa de cada grupo é responsável por fazer a mímica para seus colegas de time acertar dentro do intervalo de 1 minuto. Quem define a palavra a ser adivinhada é o time adversário.

Quem acerta, pontua e continua jogando até errar. Quando o erro ocorre, a vez de jogar vai para o outro grupo.

7 – Detetive

Essa é uma brincadeira para crianças mais velhas, com cerca de 6 ou 7 anos, visto que desenvolve capacidade de raciocínio e investigação. Em pedaços de papel, em um escreva a letra A (de assassino), no outro a letra D (de detetive) e nos restantes V (de vítima).

Distribua os papeis, peça os participantes para sentar em uma roda. O jogo funciona com as seguintes regras:

O assassino deve “matar” os participantes com os olhos, piscando para elas, porém com cuidado para não matar o detetive;

As vítimas, uma vez que recebem a piscada do assassino, devem anunciar que morreram, porém sem contar para o grupo quem o matou;

O detetive, por sua vez, deve observar a roda de participantes, com o intuito de descobrir o assassino. Se identificar, deve dizer: “você está preso”.

Caso o assassino pisque para o detetive ou seja identificado por ele, o detetive ganha o jogo. Se o assassino matar todas as vítimas sem ser identificado, é ele o grande vencedor.

Por Camila Rezende

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *