Projeto de Lei de autoria do vereador professor Silvano, proíbe a oferta de embutidos e enlatados na merenda escolar da rede municipal de Valparaíso

O Projeto de Lei nº 295/20, de autoria do Vereador Professor Silvano, visa garantir uma merenda escolar mais saudável, já que, esses alimentos à base de carne, conhecidos como embutidos e enlatados, foram criados para facilitar as preparações e aumentar o prazo de validade do alimento.

O problema é que eles possuem maior teor de gordura saturada em relação à carne natural. Os alimentos enlatados e embutidos geralmente são modificados quimicamente para terem maior duração, e esses alimentos ingeridos em excesso fazem muito mal à saúde. Isso acontece por que esses alimentos carregam mais gordura saturada do que a versão natural, o que pode aumentar o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares. O principal ingrediente que faz esses alimentos durarem mais é o sódio, que causa pressão alta e retenção de líquidos.

Um estudo da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) mostrou que 24% da ingestão de sal na dieta dos brasileiros vêm dos alimentos industrializados, principalmente os embutidos. O recente relatório da OMS – Organização Mundial da Saúde colocou o consumo excessivo de carnes processadas no Grupo 01 de risco de levar ao desenvolvimento de câncer. Esse Grupo 01 é o mesmo grupo onde se encontra o tabaco e o amianto, afirma o Vereador Professor Silvano autor da Proposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *