Assinatura digital facilita o processo de tradução juramentada

Saiba como funciona o processo e quais as vantagens de optar por uma tradução com assinatura digital

Foi-se o tempo em que as traduções eram um processo relativamente burocrático e dependiam exclusivamente das vias físicas.

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos e as inúmeras facilidades do mundo moderno, tudo se tornou mais simples e descomplicados, trazendo mais comodidade e agilidade para a vida das pessoas.

Neste sentido, a tradução juramentada com assinatura digital já é uma realidade, e oferece uma série de benefícios para quem precisa desse tipo de serviço.

Ainda não entende como funciona? Acompanhe as informações a seguir e descubra as vantagens de optar por essa nova modalidade.

O que é e para que serve a tradução juramentada?
Antes de mais nada, é preciso entender de fato o que é a tradução juramentada e quando ela é necessária.

Basicamente, trata-se de um processo de tradução utilizada para documentos oficiais – diplomas, certidões de nascimento, casamento, testamentos e outros – emitidos em outros países.

Este é um serviço muito procurado principalmente por quem se graduou em outro país, ou ainda quem deseja estudar fora.

Além disso, muitas empresas também se beneficiam desse tipo de tradução, uma vez que para processos de exportação, importação e acordos comerciais entre empresas ele é indispensável.

A tradução juramentada é importante principalmente para que o documento tenha validade legal no país de destino, sendo realizado por um profissional qualificado e habilitado, com o poder de atestar fé pública aos papéis.

Dessa forma, o profissional além de traduzir as informações para o idioma em questão, garante que o documento reproduza os mesmos valores jurídicos do país no qual ele foi emitido.

E a assinatura digital?
Assinar papéis importantes hoje em dia, já não é mais como era antes. Isso porque as assinaturas digitais tem se tornado populares no mundo todo, pois além de ter o mesmo valor que uma assinatura comum e presencial, é algo mais seguro e prático.

Trata-se de uma tecnologia utilizada para autenticar documentos eletrônicos que utiliza chaves criptografadas com um certificado digital como forma de identificar os signatários e conferir validade jurídica à assinatura.

Este serviço tem sido cada vez mais comum e utilizado para validar a tradução juramentada, uma vez que o procedimento requer o reconhecimento legal, substituindo o reconhecimento em cartório.

Como isso funciona?
Basicamente, a tradução juramentada com assinatura digital funciona da seguinte forma: em primeiro lugar, é necessário que tanto o tradutor, quanto o cliente possuam um certificado digital próprio.

Este certificado nada mais é do que uma identidade eletrônica e serve tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas.

Para adquiri-lo deve-se procurar por uma autoridade certificadora – empresa responsável por conferir os documentos pessoais e validar as informações apresentadas. Elas funcionam mais ou menos como o DETRAN e Poupatempo, só que digital.

Após essa validação, é emitido um arquivo criptografado altamente complexo, que armazena os dados referentes à pessoa ou empresa em questão e funciona normalmente com um prazo pré-determinado.

Todos esses elementos são protegidos por chaves de segurança que vão conferir a autenticidade e segurança da assinatura digital.

Feito isso, o profissional pode realizar a tradução juramentada dos documentos, bem como a assinatura e concluir todo o processo digitalmente, sem que o cliente ou o tradutor precise se deslocar até o cartório ou algum estabelecimento físico.

Quais as vantagens desse tipo de solução?
Como mencionamos, além da praticidade e agilidade do serviço, existem muitos outros benefícios em optar por uma tradução completamente digital.

Dentre os principais, podemos destacar:

Segurança
O primeiro e talvez um dos mais importantes pontos está relacionado à segurança dos documentos e das informações.

Com a assinatura digital, torna-se praticamente nulo as possibilidades de falsificação, adulteração e até mesmo plágio dos documentos.

Praticidade e comodidade
Como o processo passa a ser inteiramente digital, você não precisa mais gastar horas em filas de cartório, economizando o seu tempo, podendo solicitar e concluir a tradução no conforto da sua casa.

Menos filas e burocracia com papelada, mais tempo para resolver outras pendências ou ainda aproveitar com atividades de lazer e afins!

Mais economia
Outra vantagem da tradução juramentada com assinatura digital está justamente relacionada à redução de custos com o reconhecimento de firma das assinaturas, tanto dos tradutores, quanto dos solicitantes.

Sustentabilidade
Como todo o processo é feito de forma digital, você evita o gasto desnecessário de papel, tinta de impressora e outras matérias que podem prejudicar o meio ambiente.

Mais possibilidades
Por se tratar de um documento digital, você pode enviá-lo para qualquer lugar do mundo com apenas poucos cliques, sem qualquer problema ou burocracia.

Disponível em formatos aceitos em praticamente todos os lugares, você pode economizar tempo e dinheiro enviando-os e ainda agilizar os processos que antes, poderiam demorar até meses

Por Maria Gabriela – Foto/Imagem: Divulgação/Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *