Praia Grande ganha novos trechos com jardins e paisagismo urbano

Ações especiais foram realizadas nos Bairros Ocian, Mirim e Caiçara

Em Praia Grande – SP, o paisagismo urbano é uma importante ferramenta para dar mais harmonia aos projetos arquitetônicos e devolver à Cidades e às construções a convivência com o verde, flores e com as paisagens naturais. E para fazer essa junção entre a modernidade e a natureza, a Cidade sempre tem investido em trechos arborizados e com jardins. Atualmente, três pontos receberam estes tipos de melhorias, com flores e vegetação específica: a Praça Roberto Andraus, no Bairro Ocian; Avenida dos Sindicatos, Mirim; e Praça Nossa Senhora de Fátima, Caiçara.

Toda a ação vem sendo desenvolvida pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) que, inclusive, conta com um espaço específico para o cultivo, manutenção e recuperação das espécies: o Viveiro Municipal.

Dentre as espécies colocadas nos trechos estão Lantanas (Verbenaceae), conhecidas como “planta arco-íris” por causa de sua variedade de cores; Alpinia Zerumbet (Zingiberales), muito utilizada para ornamento; Pleomere (Dracaena reflexa) com folhas ricamente coloridas; e Estrelícia (Strelitzia reginae) uma planta herbácea com flores conhecidas por se parecerem com pássaros coloridos.

Os trechos ganharam novas cores com Ixoras (Ixoroideae), muito utilizadas em paisagismo; Agaves (Anthericaceae) estilos de suculentas ornametais; e as Bromélias Imperiais (Alcantarea imperialis) conhecidas por sua beleza e imponência em jardins. Além disso, diversos vasos ornamentais foram instalados nos locais, com Oxitonias (Washingtonia filifera) e forrações de Vincas (Apocynaceae) coloridas.

O subsecretário de Áreas Verdes e Resíduos da Sesurb, Marcelus Condé Machado, explicou que o ambiente urbano é constantemente modificado, seja por influência humana, seja pela própria natureza. E uma das transformações com maior impacto estético é a que envolve paisagismo e jardinagem. “Queremos que as pessoas se sintam bem ao passar por estes locais, aliando desenvolvimento à natureza”.

Condé afirmou que o trabalho paisagístico é de vital importância nos centros urbanos. “Um crescimento desordenado poderia reduzir o contato do homem com a natureza, comprometendo a qualidade de vida e o meio ambiente. Por isso, este tipo de manutenção e melhoria é constante em Praia Grande, sendo realizado em todas as áreas verdes da Cidade”.

Foto: Divulgação

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *