Acolhe PG alcança marca de 195 mil ligações de monitoramento

Serviço atende pacientes confirmados e com suspeita de covid-19 desde o início da pandemia

A central telefônica Acolhe PG realizou mais de 195 mil ligações de monitoramento de casos suspeitos e confirmados de covid-19. O serviço está sendo realizado desde abril de 2020, período que marcou o início da pandemia.

O coordenador da Central, enfermeiro José Isaías Costa Lima, explica que o monitoramento dos pacientes com sintomas gripais é realizado com todo controle e dedicação dos profissionais. “As ligações são realizadas dia sim, dia não, independente se é caso confirmado de covid-19 ou caso suspeito. Aqueles casos com sintomas um pouco mais fortes, as ligações são feitas a cada 24 horas”, disse Isaías.

Os monitorados seguem recebendo ligações até que estejam totalmente curados, por um período mínimo de 14 dias. Após cada ligação, os profissionais alimentam um sistema informatizado com todos os dados do paciente. São colocadas as queixas, evoluções diárias, medicação administrada e orientações passadas todos os dias.

“Tudo fica ali registrado. Desta forma, no dia seguinte, o profissional que for fazer a ligação sabe exatamente qual a situação atual daquele paciente. É um trabalho minucioso e exige muita dedicação de todos os profissionais envolvidos”, destaca o enfermeiro.

Acolhe PG – O serviço funciona todos os dias, das 8 às 22 horas. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281. Entre os serviços oferecidos estão o acompanhamento de pacientes, atendimento específico de gestantes de alto risco, agendamento de consulta nas Especialidades Médicas e do programa Senhor da Visão, além do atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19.

Os números demonstram o sucesso do Acolhe PG. São cerca de 40 profissionais, entre coordenadores de acolhimento em saúde, médicos e enfermeiros atuando na plataforma. Já foram efetuadas mais de 195 mil ligações de monitoramento de sintomáticos respiratórios e pacientes positivos. Outro dado de destaque é que mais de 7.100 agendamentos de atendimentos foram efetuados pela equipe multidisciplinar.

“Com a experiência que tivemos com a pandemia, expandimos o serviço para agendamento de consultas, acompanhamento de gestantes. A meta é que essa ampliação siga ocorrendo de forma gradativa. O Acolhe PG é um serviço que tem trazido um retorno positivo junto aos munícipes, com um contato ainda mais humanizado”, comentou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande – SP, Cleber Suckow Nogueira.

Por Assessoria – Foto: Divulgação

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