Descubra novos sabores de queijos e garanta momentos de lazer com sua família e amigos

Dicas para comemorar o Dia Nacional do Queijo, 20 de janeiro

O queijo é um dos alimentos mais versáteis que existem, pode fazer parte de pratos doces e salgados e ainda dar aquele toque especial no sabor de entradas, petiscos, pratos principais e sobremesas. Na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, é o Dia Nacional do Queijo. E você sabe como harmonizar os diferentes tipos da iguaria?

No Brasil, os queijos mais consumidos são a muçarela e o prato. Eles têm características parecidas de sabor, ambos são mais suaves e com texturas macias, por isso são muito utilizados em lanches do dia a dia do brasileiro. Porém, queijos como o parmesão, considerado o rei dos queijos, possuem um sabor mais acentuado, textura mais dura e cor mais amarelada. É mais comum vê-lo fazendo parte de receitas de molhos e massas.

Outros queijos que não são muito frequentes no cotidiano da população brasileira, mas que já aparecem em ocasiões especiais, são o brie, gouda e gorgonzola. Essa preferência dos brasileiros também fica clara nas prateleiras dos supermercados: “claro que os mais procurados continuam sendo os mais tradicionais e com preços mais acessíveis, como o prato e o muçarela, mas nos últimos anos notamos um aumento na busca por queijos antes tidos como especiais, como o parmesão e o gorgonzola, que cada vez mais fazem parte dos hábitos de compra dos consumidores”, explica o Gerente Regional de Vendas, Willian Lima.

Para quem deseja experimentar mais queijos, uma ideia para começar a descobrir os diferentes sabores entre eles é fazer uma tábua de frios e acrescentar alguns acompanhamentos como o mel, geleias, pães, frutas e azeites. Para este momento você também pode escolher bebidas como vinhos e espumantes para harmonizar.

Como montar uma tábua de frios:

● Primeiramente, escolha de 3 a 5 tipos de queijo de acordo com a sua preferência. Você pode ter em mente fazer a distribuição dos queijos dos mais frescos para os queijos azuis, lembrando que estes são de sabor mais intenso.

● Uma boa opção de queijo fresco pode ser a ricota. Entre os macios temos muçarela, camembert e brie. Os queijos com textura mais densa/dura estão o gouda, provolone e gruyere. Nos firmes estão o parmesão e grana padano. E, finalmente os azuis, em que temos o gorgonzola e o roquefort.

● Geralmente, cada pessoa consome cerca de 100 a 120 gramas de queijo. Tire os queijos da geladeira 1h antes da consumação para que eles fiquem com a temperatura ambiente.

● Corte as peças de queijo ao meio, use uma metade para cortar em cubos e a outra você pode colocar inteira na tábua. Coloque os acompanhamentos ao redor dos queijos. Use a criatividade para a decoração.

● Ao servir a sua tábua se permita experimentar cada um deles, para sentir as diferenças entre os sabores e as texturas e, então, escolher os seus favoritos.

Se você está se perguntando onde encontrar os diferentes tipos de queijos, na rede Fort Atacadista você encontra ofertas exclusivas e uma grande variedade de produtos. Confira os endereços das lojas em Brasília:

Sol Nascente | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

Taguatinga| DF | Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte

Por Hellen Quida – Assessora de Imprensa – Fort Atacadista – Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *