COVID-19: a prevenção é a melhor opção!

Por Priscilla Silvestre

A COVID-19 ainda está matando milhares de pessoas. Por isso, continue usando máscara, álcool em gel, evitando aglomeração e fazendo o distanciamento social.

Não deixe acontecer com você ou alguém que você ama. Se cuide!

Para se ter uma ideia, de acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e a OMS (Organização Mundial de Saúde), só no dia 3 de fevereiro mundialmente foram registrados 103.362.039 casos de Coronavírus e 2.244.713 mortes, enquanto nas Américas foram 45.988.538 confirmações da doença e 1.062.191 óbitos.

Ainda que a vacinação já esteja acontecendo em alguns lugares do mundo, no Brasil está em um ritmo lento e mesmo os vacinados precisam continuar com as restrições sanitárias solicitadas.

Segundo as orientações da OMS, é preciso seguir e adotar uma abordagem do tipo “faça tudo”, incluindo as medidas de proteção:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel e cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar (ou utilizar um lenço descartável e, após tossir/espirrar, jogá-lo no lixo e lavar as mãos);
– Manter-se a pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas;
– Quando o distanciamento físico não for possível, o uso de uma máscara também é uma medida de proteção.
Vale ressaltar que essas medidas de proteção funcionam, inclusive, contra as novas variantes identificadas até o momento, de forma individual e coletiva.

Apoio técnico e buscar ajuda são fundamentais

Nesse momento de pandemia muitas fake news estão sendo espalhadas, então, consultar órgãos competentes e fontes confiáveis é primordial para a saúde da população.

A OPAS e a OMS disponibilizam dados diariamente em seus sites, uma Folha Informativa virtual e prestam apoio técnico ao Brasil e a outros países.

Por isso, quando bem informadas, se as pessoas sentirem grande parte dos sintomas característicos da Covid-19 elas devem buscar ajuda médica, principalmente as que são de grupo de risco (idosos e pessoas com doenças crônicas – diabetes, hipertensão e asma).

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

Lembre-se sempre: a prevenção é a melhor medida de combate contra a COVID-19!

Assista o Vídeo – COVID-19: a prevenção é a melhor opção!

Foto: Imagem/Divulgação – Legenda: A Covid-19 já matou mais de 7 mil pessoas só no Estado de Goiás. Não deixe que aconteça com você ou alguém que você ama. O vírus continua agressivo e devemos continuar tomando todos os cuidados. Continue usando máscara, álcool em gel, fazendo distanciamento social e evitando aglomeração. Vamos vencer essa batalha juntos.

Vídeo Institucional/Fonte: Fanpage Prefeitura de Novo Gama – Secretaria Municipal de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *