Primeira Audiência Pública para tratar da elaboração do PPA e da LDO é realizasa em Valparaíso

As próximas edições acontecerão nos dias 16 e 23 de março, na Câmara Municipal. Os eventos online continuarão respeitando restrições de combate e prevenção ao Coronavírus

A primeira audiência pública organizada pelo Governo da Cidade de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento e Chefia de Gabinete, para tratar da elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aconteceu na noite desta terça-feira (09/03).
O evento online realizado nas dependências da Câmara Municipal, contou com a participação popular através de perguntas enviadas pela ferramenta Google Forms. Os valparaisenses acompanharam a transmissão pela página oficial da Administração Municipal, no Facebook, colaborando com ideias, propostas, sugestões e questionamentos. Além dos municípes, presidentes de associações, sindicatos vereadores e secretários municipais deram suas contribuições democráticas.
Em seu discurso, o secretário municipal de Governo, Dr. Roberto Martins, destacou a primeira de três audiências públicas que serão promovidas, para a discussão do PPA e da LDO. “Quero dizer da importância dessas audiências. Porque vivemos num país de processo democrático. Aqui temos uma democracia participativa, em que elegemos os nossos representantes e como povo também podemos participar das decisões e do planejamento do Estado”, disse o gestor.
Já o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Milton dos Reis, reforçou a relevância da discussão do PPA – que é um instrumento responsável pelo planejamento orçamentário, em que deverão ser estabelecidos os objetivos e as metas para o planejamento de ações e projetos, que atinjam todos os bairros de Valparaíso. “Por isso, a importância do convite feito a todos da comunidade para participarem. Porque se existe algum problema em seu bairro, se ele não estiver contido no PPA – será difícil de resolvê-lo. Essa discussão é muito importante”, frisou Milton.
A vice-prefeita, Dra. Zeli Fritsche, enfatizou a relevância da cooperação e presença mesmo que online dos cidadãos nas audiências. “Estão os vereadores aqui presentes. E com certeza em alerta, com o que cada bairro gostaria e necessita. Eu tenho certeza que cada um ouviu ou está ouvindo a comunidade. Eu agradeço a participação de quem está acompanhando de casa ou onde estiver. Que possam todos opinar”, completou a gestora.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Placido Cunha, cumprimentou o prefeito Pábio Mossoró pela iniciativa das audiências e por estar sempre planejando as ações da administração pública. “Este é um evento que é fundamental. É um momento necessário, porque apesar de tudo que está acontecendo, a vida não para. E a gente tem que continuar trabalhando, para resolver os problemas da maioria das pessoas, que nos comprometemos a representar”, realçou o parlamentar.
Em seu discurso, o prefeito Pábio Mossoró saldou a comunidade que acompanhou a primeira audiência pela internet, devido aos protocolos sanitários de prevenção ao Coronavírus (Covid-19). “A participação da comunidade é extremamente fundamental. Nós estamos em um período de planejamento, das prioridades que serão executadas pela atual gestão, no exercício de 2021 a 2024. Você que está em casa devido à pandemia, precisa saber que todas as perguntas, reclamações ou sugestões, estarão registradas em nossa ata implementada pela coordenação”, pontuou o chefe do Executivo.
Durante a sua fala, o contador Weder Quintanilha, apontou os principais pontos que serão debatidos nas três audiências para elaboração do PPA e da LDO. “Devido à situação de calamidade e pandemia que o mundo vive, não foi possível realizarmos essa audiência pública presencialmente, com a participação popular de todos aqui neste plenário. Então limitamos a fazer esses eventos online, com uma restrição de pessoas. Mas, eu entendo que o objetivo destas audiências será alcançado”, afirmou o colaborador da prefeitura.
Próximas audiências
Mais duas Audiências Públicas estão agendadas para acontecer nos dias 16 e 23 de março, das 17h às 20h, também nas dependências do Poder Legislativo.
As transmissões das lives continuarão sendo feitas na página da gestão municipal no Facebook.
Os interessados em fazer críticas, sugestões e perguntas, poderão acessar a ferramenta Google Forms e realizar suas inscrições para participar dos atos públicos.
Serviço
Audiências Públicas para elaboração do PPA e da LDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *