Quero abrir um negócio, por onde começo?

Por Aline Vieira

Costumo dizer que existem quatro pontos de partida chaves para quem quer começar a empreender.

O primeiro é escolher no que irá investir.

É importante que se busque algo que se goste, porque é muito mais fácil trabalhar quando gostamos do que fazemos.  A hora passa sem que percebamos.

Por isso, comece por analisar o ambiente onde irá abrir seu negócio.

O que falta neste local?

O que você gostaria que tivesse nessa localidade?

Se tudo que você pensou já existir, pense em coisas que seus possíveis concorrentes ainda não fazem, que você poderia fazer como diferencial.

Escolhido o meio, está na hora de pensar em um nome pro seu negócio.

Não copie ninguém. Primeiro, crie um nome novo, algo com o qual você se identifique, porque um dia sua empresa irá crescer e você irá querer seu nome reconhecido.

Escolhido o nome, registre-o para que lá na frente você não tenha problemas.  Para isso, você pode consultar a base de dados do INPI (https://www.gov.br/inpi/pt-br) e ver se o nome já está em uso.

Caso esteja,  tente um outro, pois só é possível registrar um nome que não tenha similares. No site você poderá encontrar mais detalhes sobre isso.

Se você pesquisar e ler bastante,  descobrirá  que pode fazer o registro por sua própria conta, sem precisar pagar alguém por isso, que sai bem mais barato. A internet oferece inúmeras ferramentas para isso.

O terceiro passo fundamental é a organização e planejamento financeiro.

Veja quanto tem para investir e o que é vital para começar a trabalhar. Adianto que sem planejamento é muito difícil obter sucesso.

O quarto passo é a abertura do seu negócio legalmente. Este é um passo importantíssimo, pois trará segurança para você e para os seus clientes.

Dê uma pequena estudada e veja que tipo de empresa se enquadra no porte do seu negócio.

Se você está com pouco dinheiro pra investir,  é possível abrir um CNPJ e todas as licenças necessárias por conta própria. A internet nos oferece muita informação a cerca deste tema.

Depois desses passos, fé, mãos à obra e persistência: o sucesso virá em questão de tempo!

 

Quem é Aline Vieira?

Aline Vieira é especialista em beleza, visagista, terapeuta em saúde dos cílios, empresária e CEO do Aline Beauty Academy, localizado no Rio de Janeiro.

Ministra cursos profissionalizantes presenciais e on-line, assim como palestras sobre a importância do autocuidado para as mulheres, além de escrever sobre esses assuntos em sua coluna na Revista Statto.

Fotos: Divulgação/Assessosria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *