Dia Internacional da Enfermagem: Governo de Valparaíso parabenizar os profissionais da saúde

Agradecemos aos profissionais da saúde que dedicam suas vidas para salvar outras

No Dia Internacional da Enfermagem, o Governo da cidade de Valparaíso de Goiás, parabeniza todos os profissionais que exercem essa função tão importante para nós. Nesse cenário pandêmico, os profissionais da saúde enfrentam a luta contra o vírus da Covid-19 na linha de frente e diariamente estão de prontidão para cuidar e salvar a população.

Nós celebramos essa data em gratidão à dedicação dos milhares de enfermeiros espalhados pelo mundo que não medem esforços para atender os pacientes em diferentes quadros clínicos. Essa que é uma profissão essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo dentro dos hospitais e outras instituições que prestam assistência contínua de cuidados médicos.

A data internacional surgiu oficialmente em meados de 1974, após a decisão ser estabelecida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, e teve o dia 12 de maio escolhido em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Nascida na Itália, mas com nacionalidade inglesa, Nightingale decidiu ser enfermeira aos 17 anos por acreditar ser um chamado de Deus e durante a guerra de Crimeia (1853-1856) ficou conhecida com a “Dama da Lâmpada”, pois usava esse instrumento durante a noite para socorrer os feridos. Em 1860, a “mãe” da enfermagem fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra.

No entanto, o Dia da Enfermagem passou a ser reconhecido com data comemorativa no Brasil em 1938 após o decreto do então presidente, Getúlio Vargas. Sendo assim, é comum no nosso país haver celebrações da Semana da Enfermagem, começando no dia 12 de maio (Dia Internacional da Enfermagem) e terminando no dia 20 de maio (Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

Assessoria de Comunicação do Governo da cidade de Valparaíso/Texto: Lizandra Costa/Arte: Rangel Franco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *