“Servidores vão escrever o futuro do nosso Estado”, afirma Caiado durante aula inaugural do mestrado profissional em Economia Pública, oferecido pela Escola de Governo em parceria com UnB

Em quase 60 anos de existência, esta é a primeira vez que a unidade, do Governo de Goiás, oferece um mestrado profissional a servidores efetivos. Qualificação é gratuita para 27 aprovados de todas as áreas. “Sou um entusiasta da educação e da boa formação”, diz governador

O governador Ronaldo Caiado participou, na última segunda-feira (10/05), da primeira aula do mestrado profissional em Economia Pública, da Superintendência da Escola de Governo, oferecido pela Secretaria de Estado de Administração de Goiás (Sead). O curso é realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e conforme destacou Caiado, é uma ferramenta para aprimorar o serviço prestado e melhorar a qualidade de vida de toda população. “Sou um entusiasta da educação e da boa formação. Temos nessa turma servidores de todas as áreas do governo”, pontuou.

Caiado disse que o curso vai dar qualificação aos servidores, que terão capacidade de apresentar soluções e dar mais celeridade aos processos, diminuir o tempo de execução das tarefas e com isso atender cada vez melhor a população. Em discurso, reforçou que busca sempre conscientizar a todos de que governos são transitórios. “Os servidores vão escrever o futuro do nosso Estado. Se tivermos pessoas preparadas, competentes, que vão poder orientar, avaliar cada projeto, o resultado chega na população”.

Em quase 60 anos de existência, esta é a primeira vez que um mestrado profissional é oferecido pela Escola de Governo aos servidores públicos. O curso oferece duas linhas de pesquisa aos discentes: “Economia do Setor Público” e “Gestão Econômica Pública”. Também é a primeira vez que a pós-graduação é oferecida fora de Brasília.

Os alunos terão formação completa e multidisciplinar, com 480 horas de aulas. A duração do curso, totalmente gratuito, é de 24 meses. As aulas serão ministradas em ambientes virtuais e presenciais, em Goiânia, mediante rígidos protocolos de segurança e saúde para prevenção à disseminação da Covid-19.

O secretário de Estado da Administração, Bruno D’Abadia, destaca que a ação deixa como legado uma transformação no modo de gestão. “Essa capacitação faz a diferença no serviço que chega à população. Como, por exemplo, a estrada que é construída com menos recursos e mais eficiência, com melhor prestação de serviço na saúde e na educação”, pontuou. Ainda segundo ele, o objetivo é que os servidores possam “multiplicar conhecimento e retornar esse investimento em benefícios e transformação de toda sociedade”.

Nesta primeira aula, os alunos também foram saudados pela reitora da UnB, Márcia Abrahão, que ressaltou que o curso é importante para todas as esferas de governo, tanto para planejamento, quanto análise de resultado. “É uma forma de estreitamento de relação com a sociedade e certamente vai agregar muito conhecimento aos técnicos e assim garantir serviço de qualidade para todo nosso povo”, assegurou.

Coordenador da capacitação stricto sensu, o professor Vander Mendes Lucas enalteceu a oportunidade de os servidores estaduais cursarem um mestrado profissional, ferramenta de aperfeiçoamento das habilidades e de troca de conhecimento no qual “os alunos trazem os temas que querem resolver em suas instituições para que os professores se debrucem sobre eles para, juntos, encontrar soluções”, afirmou.

Ao falar em nome da turma, o servidor público Hugo Leonardo Godinho resumiu a ação de governo como o cumprimento de compromisso com a categoria. “Este curso significa confiança entre o governador e o servidor, que em uma luta conjunta, vão melhorar o Estado de Goiás.”, afirmou. Godinho ainda elogiou o governador por manter o pagamento em dia dos servidores. “O que mostra que os acordos firmados com esse governo são cumpridos”, sublinhou.

Seleção

Para conseguir uma vaga no mestrado profissional, os mais de 80 servidores efetivos, que se inscreveram, passaram por um processo seletivo em que 27 pessoas foram aprovadas. Realizada em duas etapas, a primeira fase contou com aplicação de provas objetivas nas disciplinas de matemática, estatística, econometria e inglês instrumental. Já a segunda consistiu em análise de currículo e históricos escolares, além de um texto de apresentação da candidatura durante a seleção final.

Capacitação

De 2019 até hoje, a Sead já capacitou mais de 30 mil servidores em cursos ministrados nas mais diversas áreas de atuação presentes na estrutura da administração pública. Os principais temas são: compliance, execução orçamentária e financeira, aquisições e contratações, excelência no atendimento, gestão de projetos, gestão de pessoas, informática, comunicação, inovação e liderança.

Além disso, mais de 100 servidores já foram diplomados desde o início dessa gestão, em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Gestão Pública. Segundo o secretário Bruno D’Abadia, o Estado conseguiu quadruplicar o número de servidores capacitados. Foram pouco mais de 2 mil em 2018 e atingiu 10 mil em 2019. Já em 2020, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, a Escola de Governo qualificou mais de 6 mil servidores. “Para isso, criamos e desenvolvemos metodologias de ensino a distância, o que não existia antes”, enfatizou o titular da Sead.

Também participaram da aula magna os secretários de Estado, Adriano da Rocha Lima (Secretaria-Geral da Governadoria), Tony Carlo (Comunicação); o coordenador do mestrado profissional, Vander Mendes; os subsecretários Alexandre Demartini (Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Sead) e Helena da Costa Bezerra ( subsecretária de Execução da Política Educacional da Secretaria de Estado da Educação); a superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa; a gerente de Desenvolvimento da Escola de Governo, Larissa Neves Costa; e o coordenador da Escola de Governo, Adilson Ribeiro.

Fotos: André Saddi

Legenda: O governador Ronaldo Caiado durante primeira aula do curso de mestrado em Economia Pública, parceria do Governo de Goiás com a UnB: “Se tivermos pessoas preparadas, competentes, que vão poder orientar, avaliar cada projeto, o resultado chega na população”  

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás – Secretaria da Administração 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *