Nova tecnologia de pagamento sem contato via QR Code

O contexto atual mostra a importância da tecnologia nas transações financeiras para evitar o contágio do Novo Coronavírus. E uma das melhores formas de pagamento que você pode utilizar para se proteger da doença é a opção via QR Code. Isso porque essa forma de pagamento dispensa o uso de qualquer tipo de cartão, inclusive os que utilizam o recurso de pagamento por aproximação.

Para realizar um pagamento via QR Code, basta ter um celular com um aplicativo de pagamento que faça a leitura do código, que pode estar na tela de uma maquininha de cartão, na tela de outro celular ou tablet e até mesmo impresso em um papel nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais.

Assim, você evita tocar nas maquininhas e não precisa manusear nenhum cartão. É só abrir o seu app, apontar com a câmera para o código, digitar o valor e confirmar o pagamento. É rápido, prático e seguro.
Veja alguns aplicativos que contam com a opção de pagamento por QR Code:

PicPay
PayPal
PagBank
Mercado Pago
Caixa Tem
Cielo Pay

Além disso, basicamente todos os aplicativos dos bancos físicos e digitais, como o Nubank e o Banco Inter já possuem a opção de pagamento Pix com QR Code, onde você também paga apontando a câmera do seu celular para o código gerado. Com essa tecnologia, em poucos segundos você efetua suas compras, sem a necessidade de manusear dinheiro em espécie ou cartão. É necessário apenas o celular.

Agora, se você é um comerciante e deseja vender utilizando o QR Code na maquininha de cartão, o procedimento é muito simples. Primeiro, você precisa ter uma maquininha que já seja compatível com essa tecnologia, como é o caso das moderninhas PagSeguro, das maquininhas do Mercado Pago e da Cielo, por exemplo.

Na sua maquininha, digite o valor da venda, escolha a opção de pagamento por QR Code e mostre a tela com o código e o valor para o cliente. O cliente vai precisar abrir o aplicativo de pagamento e fazer a leitura do código com a câmera do celular. A mensagem de transação aprovada só vai aparecer na sua maquininha quando o cliente efetuar o pagamento no aplicativo.

Você também pode vender por QR Code sem precisar de nenhuma maquininha de cartão. Com o app PicPay, por exemplo, é possível gerar uma cobrança por QR Code. Basta abrir o app, selecionar a opção “Cobrar” e em seguida clicar em “QR Code”. Digite o valor cobrado e mostre a tela do seu celular para quem vai pagar. E, se a pessoa estiver distante de você, é possível compartilhar o código para que ela faça o pagamento remotamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *