Sete lugares para praticar exercícios físicos ao ar livre em Brasília

Professor do curso de Educação Física do IESB orienta como aproveitar a área verde da capital e deixar as férias ainda melhores

Ótima alternativa para quem está em Brasília, aproveitar a surpreendente área verde da cidade e seus parques para realizar exercícios físicos também é programa ideal para a temporada de férias. Atrações, inclusive, que atendem à demanda atual de segurança contra a Covid-19, seguindo todos os protocolos de distanciamento social e higiene, em meio a belezas naturais.

“As práticas de exercícios trazem benefícios à saúde física e mental. E quando elas são realizadas em um local diferente, como um parque, pode trazer, de uma certa forma, maior interesse, além de momentos de inspiração e relaxamento, sempre buscando o conforto”, destaca o professor do curso de Educação Física do IESB, Sérgio Júnior.

Entre as opções de atividades ao ar livre, o especialista destaca caminhada, corrida, andar de bicicleta e até a utilização dos próprios equipamentos dos parques. “Lembrando que é fundamental a procura de um profissional da educação física antes de planejar qualquer exercício físico”, reforça o professor Sérgio.

Opções de lugares para colocar tudo isso em prática não faltam no quadradinho. A capital federal encanta com suas belezas de áreas verdes em meio ao cerrado, segundo maior bioma da América Latina, oferecendo diversos atrativos que envolvem a prática de ecoturismo, além de atividades naturais que só a região proporciona. Para ter uma ideia da dimensão, o Distrito Federal (DF) possui mais de 70 parques ecológicos e urbanos, além de outras 22 unidades de conservação de proteção integral ou de uso sustentável. Há parques com cachoeiras, trilhas, área de piquenique e até circuitos de ginástica.

Para ajudar na escolha, pedimos ao professor Sérgio algumas indicações. Veja a lista de sugestões:

Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

Fundado em 1978 e localizado na Asa Sul, no Eixo Monumental, é um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina. Sua área verde de 420 hectares tem imensa infraestrutura de lazer ao ar livre e oferece diversão para todos os públicos e idades. São diversos atrativos, especialmente para práticas esportivas, como: quadras de vôlei, futebol, basquete, pista de corrida e ciclovia, além de um belo lago artificial.

Parque das Garças

Localizado na QI 15 do Lago Norte, o Parque das Garças tem característica única que dá ao local uma atmosfera praiana. Com beleza exuberante, é fácil encontrar várias espécies de aves como corujas, patos e as famosas garças que dão nome ao local. Também é possível praticar stand-up paddle e caiaque. Seu vasto gramado é ideal para piqueniques ao ar livre e atividades físicas, como caminhada.

Parque Olhos D’água

Localizado na Asa Norte, é um dos pontos mais frequentados da região. Ali desenvolvem-se diversas atividades, desde caminhada, corridas, incluindo aulas de yoga, tai chi chuan e meditação. Durante o percurso, não deixe de contemplar a Lagoa do Sapo, com seus peixes, tartarugas e patos.

Parque Ermida Dom Bosco

Com vista privilegiada da cidade e um pôr do sol incrível, o parque conta com uma extensa área de cerrado nativo e espaços para descanso e atividades, como ciclovias e trilhas para caminhada. Sua atmosfera sagrada e paisagem espetacular fazem da Ermida Dom Bosco um passeio para encher os olhos e a alma.

Parque do Jardim Botânico

O local tem a missão de levar ao público, plantas e formações vegetais de diversas partes do mundo, além do cerrado, é claro. Nos 500 hectares abertos à visitação pública, há várias trilhas sinalizadas para caminhada e ciclismo, entre elas a Trilha Mater, Trilha Labiata, Trilha Ecológica e Trilha Krahô. Nas áreas edificadas, existem diversos jardins temáticos, como o Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim japonês e o Jardim de Contemplação.

Parque Ecológico Península Sul

O Parque Ecológico Península Sul é um dos pontos prediletos do brasiliense para contemplação e prática de diversos esportes aquáticos como natação, canoagem e kitesurf. Localizado no Lago Sul, o parque possui entre seus atrativos pista de caminhadas, quadras de tênis e espaços convidativos para piqueniques. O destaque fica por conta de uma trilha de aproximadamente 6,5 km, que liga o parque ao Pontão do Lago Sul e ao Morro da Asa-Delta, um percurso para testar o fôlego e encher os olhos.

Parque Ecológico de Águas Claras

Criado em 2000, o parque possui ótima estrutura, com trilhas para caminhadas, quadras de voleibol e futevôlei. Em meio aos grandes prédios de Águas Claras, o lugar é o respiro que qualquer pessoa precisa na cidade. A pista do local tem 4,5km e é formada por subidas e descidas, com pouco espaço plano.

Por Paulo Almeida – Foto: Divulgação/Parque da Cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *