PL ‘menstruação sem tabu’ assegura direitos das mulheres

Aprovado nesta sexta-feira, 27 de agosto, Projeto de Lei que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, garantindo o acesso a absorventes higiênicos gratuitamente em Valparaíso de Goiás. Esta foi a proposta apresentada pela vereadora Cláudia Aguiar e que segue para sanção do Poder Executivo Municipal.

A matéria institui e define diretrizes e políticas públicas ‘Menstruação Sem Tabu’, um programa de conscientização sobre a menstruação e a universalização do acesso a absorventes higiênicos em Valparaíso de Goiás, com intuito de regular e abordar o assunto da menstruação de forma mais ampla e como fator de redução das desigualdades sociais e direito ao recurso de higiene.

O PL incentiva palestras e cursos em todas as escolas a partir do ensino fundamental dois que abordem a menstruação como um processo natural do corpo feminino, até mesmo para evitar e combater a evasão escolar em decorrência dessa questão. Além as palestras, o PL prevê a  elaboração e distribuição de cartilhas e folhetos explicativos que abordem o tema “Menstruação Sem Tabu”, voltados a todos os públicos, sexos e idades, objetivando desmistificar a questão e combater o preconceito.

Outro  Projeto  aprovado

Projeto de lei que autoriza o poder executivo a instituir no município de Valparaíso de Goiás a semana Municipal de conscientização do descarte responsável do lixo e do dia do reciclador.

Autoria vereadora professora Elenir

Projetos de Lei apresentados

PL Maria do Monte –  Autoriza o Poder Executivo a criar o Conselho Municipal de Promoção dos Direitos LGBT no município de Valparaíso de Goiás.

PL Paulo Brito – Obrigatoriedade a prestar socorro aos animais atropelados.

PL Cláudia Aguiar – Fica garantido a prioridade de vaga em creche para crianças em idade compatível, filhos de mulheres vítimas de violência doméstica de natureza física, sexual, moral, psicológica ou patrimonial.

Indicações

– Reforma dos quebra-molas em ruas do bairro Ipiranga;

– Informações sobre o contrato 600027/2020;

– Manutenção dos aparelhos da Academia ao Ar Livre do Parque Ecológico;

– Instalação de um quebra-molas em rua do bairro Jardim Oriente;

– Operação tapa-buracos em ruas do Setor de Chácaras Anhanguera;

– Conclusão de asfalto em ruas do bairro Parque Marajó;

– Entregas de kits com lanches aos pacientes que utilizam o sistema de transporte da Secretaria de Saúde para deslocamento até a cidade de Goiânia;

– Utilização da linha férrea com trem de passageiros;

– Colocação de tampa de boca de lobo em rua do bairro Jardim Céu Azul;

– Tapa-buraco em rua do bairro Nova Vila Guaíra

– Revitalização do posto Estratégia Saúde da Família do Parque Esplanada V

Tribuna Popular

A Tribuna Popular foi requerida pela senhora Débora Iglésias, servidora do município, escritora e membro da Academia Valparainse de Letras, que pediu um olhar cuidadoso para a arte e cultura em Valparaíso de Goiás.

“Nós membros da AVL somos um único corpo, temos ideias alinhadas e lutamos por um único objetivo: a divulgação da arte e da cultura em nosso município. Nós estamos aqui por um movimento social, querendo levar a literatura e, toda a forma de arte que possa surgir, como bandeira de nosso trabalho. Em busca dessa identidade, a AVL vem lançando diversos projetos com o carimbo de Valparaíso de Goiás, já temos nosso registro municipal de utilidade pública, caminhando para ter também o registro estadual, temos leis que nos regem”, explicou.

 

Moções de aplausos

Homenageados – vereador Alceu Gomes:

Ao 2° Sargento da PM Marlei Gomes de Oliveira

CAP PM Shélita Pereira dos Santos

Soldado Deywison Alves Pereira

Homenageados – vereador Paulo Brito:

João Eustáquio Guimarães

José Calbi de Brito

Maria das Graças de Souza

  

Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás

Texto: Juliana Gentila – Fotos: Cleben Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *