Hemocentro recebe doações de sangue de colaboradores do IGESDF 

Desde 2020, o instituto promove campanhas para ajudar a recompor os estoques de sangue 

Pela quarta vez desde 2020, colaboradores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) se reuniram para reabastecer os estoques da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Desta fez, a ação solidária, que é promovida pela Coordenação de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (CSSQT) do instituto, reuniu nove colaboradores que foram transportados até o Hemocentro entre os dias 28, 29 e 30 de setembro.

O mutirão é realizado para ajudar o Hemocentro a recuperar e normalizar o estoque de sangue sempre que enfrenta desabastecimento, conforme reforça o engenheiro de Segurança do Trabalho do (CSSQT), Caio Martines.

“Estamos no IGESDF para dar assistência em saúde à população e essa campanha também é uma forma de contribuir, inclusive com os pacientes que estão internados nos hospitais e que precisam dessas doações”, disse, adiantando que essa é a segunda vez que ele doa sangue.

Hemocentro precisa de mais doações 

Com a pandemia do coronavírus, tem sido difícil manter os estoques de hemocomponentes. A doação de sangue vem caindo desde o final do ano passado, segundo o Hemocentro de Brasília. Para manter o estoque normalizado, são necessárias entre 170 e 200 doações por dia.

Quem tiver interesse em doar deve ter idade entre 16 anos completos (com autorização dos pais) e 69 anos. É necessário pesar mais de 50 quilos e apresentar documento de identidade original com foto. Não precisa estar em jejum.

As doações são agendadas previamente pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro de Brasília fica no Setor Médico Hospitalar Norte, Conjunto A, Bloco 3, e funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.

Normas para a doação

O Hemocentro estabeleceu as seguintes normas para receber sangue:

  • São aceitos doadores a partir de 16 anos (autorizados pelos pais) e até 69 anos.
  • Doador tem que pesar mais de 51 quilos.
  • Não pode ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação.
  • Deve ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação.
  • Não fumar 2 horas antes da doação.
  • Estar bem alimentado.
  • Homens podem doar quatro vezes no período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.
  • Mulheres podem doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Confira todos os critérios de doação de sangue no link.

https://www.fhb.df.gov.br/doacao-de-sangue/#Condicoes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *