A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 5/25 , que altera a recente reforma tributária para isentar os produtores de cogumelos da cobrança do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
Na prática, o texto inclui os cogumelos entre os produtos hortifrúti com isenção de 100% das alíquotas de IBS e CBS.
Os parlamentares acolheram o parecer do relator , deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), pela aprovação da proposta. “A medida contribui para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional ao estimular o consumo de alimentos saudáveis”, disse.
Autor do projeto, o deputado Marcio Alvino (PL-SP) argumentou que o mercado mundial de cogumelos movimenta cerca de US$ 50 bilhões por ano e que a isenção tributária vai melhorar a competitividade de produtos nacionais.
“A proposta melhora as condições de pequenos produtores, que sonham com a ampliação de mercados, e também de micro e pequenos produtores da agricultura familiar”, afirmou o parlamentar.
Marcio Alvino acrescentou que os cogumelos são ricos em proteína e com baixo valor calórico e podem contribuir para uma alimentação saudável. Alguns municípios já oferecem esses produtos na merenda escolar e em programas sociais.
Próximas etapas
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Hugo Motta espera que Banco Central reduza juros nas próximas reuniões do Copom
Câmara Comissão aprova diretrizes para transporte de animais de estimação em carros de aplicativo
Câmara Motta diz estar confiante na aprovação do marco legal do combate ao crime organizado
Câmara Lei cria Dia Nacional das Meninas e muda data do Dia Nacional da Mulher
Câmara Comissão aprova indenização para comissionados do Senado exonerados sem justa causa
Câmara Comissão debate fundo de reparação econômica e promoção da igualdade racial Mín. 18° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas