O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), realizou nesse domingo (30), a abertura da exposição "Na Meia-Noite do Mundo”, da artista francesa Auréline Caltagirone. A mostra encerra a participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025. A Residência Cruzada de artistas visuais paraibanos e franceses fez parte da carta de projetos do Governo da Paraíba no âmbito da Temporada Brasil-França 2025 que teve o objetivo de comemorar os 200 anos de relações diplomáticas e amistosas entre brasileiros e franceses.
A Residência Cruzada foi realizada em uma ação do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) em parceria com a Escola Nacional Superior de Artes e Design (Ensad) sediada em Limoges, na França, a Arapuca Arte Residência com sede no município de Conde, na Paraíba e o Consulado da França no Recife.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, a ideia é que a parceria seja reeditada anualmente, possibilitando que outros artistas possam realizar novos intercâmbios entre a Paraíba e Limoges.
“A Paraíba participou da Temporada Brasil-França 2025 com os projetos de Residência Cruzada em Artes Visuais, em Limoges, Residência em Cinema Direto, em Paris; Bienal Revelatión, em Paris e finalizamos com o Festival Internacional do Forró de Raiz, em Lille. Então posso falar da satisfação da ida de nossos artistas para estudos na França e da mesma forma agora ensinar e aprender com os franceses que estão em imersão por aqui, com a exposição de Auréline, que encerra nossa participação neste ano de celebração entre Brasil e França. Foram projetos tão importantes para a cultura de ambos os países, no sentido de estreitar laços e construir pontes, que posso afirmar sem dúvida alguma que estes intercâmbios, projetos dessa natureza, têm tudo para serem duradouros”, comentou.
Entre maio e junho, as artistas visuais Aurora Caballero e Rebeca Souza representaram a Paraíba na etapa da residência que aconteceu em Limoges. Entre novembro e dezembro, foi a etapa de participação da residente francesa na Paraíba.
Na Meia-Noite do Mundo - O conjunto de peças e cenários pensados por Auréline Caltagirone para a exposição integra elementos naturais e detritos sintéticos coletados durante sua vivência no Litoral Sul paraibano, resultando em um cenário pós-humano onde a natureza retoma de modo paciente e silencioso a sua ação sobre todas as coisas, não obstante invariavelmente retorne ao antropocêntrico ponto de partida. A exposição segue em cartaz até o dia 30 de dezembro, na Fundação Casa de José Américo, no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa, com entrada gratuita.





Geral MIDR reconhece situação de emergência em 21 municípios
Política Efraim é eleito “Melhor Senador do Brasil” pelo Ranking dos Políticos
Geral Número de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo
Geral Pela 1ª vez, guarda compartilhada é a forma mais adotada nos divórcios
Paraíba Show de JC Nogueira anima Arena Transa Reggae nesta sexta-feira (12)
Geral Polícia faz ação em São Paulo contra agressores sexuais de crianças Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 27°
ChuvaMín. 19° Máx. 27°
Chuva