Sob o tema central da justiça climática, o segundo dia da 5ª Teia Paraíba, abordou nesta sexta-feira (27), em Campina Grande, o tema 'De onde viemos, onde estamos e para onde iremos. Um diagnóstico do Cultura Viva na Paraíba', durante a Roda de Conversa: Ponto a Ponto com a Mestra Doci. A realização da Teia Paraíba é financiada com recursos públicos do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB).
Salas Temáticas
'Tecendo Futuros: Cultura Viva 2035', as discussões giraram em torno do Plano Nacional Cultura Viva para os próximos 10 anos, que abarca os pontões de cultura e redes, legislação e integração Latino-Americana.
'Gestão Compartilhada e Participação Social na Cultura Viva', foi discutido o tema: Governança da Política Nacional de Cultura Viva, abordando gestão, participação, articulação institucional e incidência política, debatendo questões de acessibilidade e juventudes, conselhos, comitês e instâncias de pactuação.
'Fomento Cultural: Estratégias e desafios para a sustentabilidade dos Pontos de Cultura', o grupo refletiu sobre cultura viva, trabalho e sustentabilidade da criação artística, que une as diversas linguagens como música, circo, dança, teatro, literatura, hip hop, capoeira, cultura e saúde, LGBT, gênero, memória e museologia, economia solidária, comunicação/rádio comunitária, cultura digital e audiovisual.
'Saberes Ancestrais e Justiça Climática', teve como eixo central o tem da 5ª Teia Paraíba, cultura viva pela justiça climática, aglutinando sustentabilidade, patrimônio imaterial, material e tradicional, ação griô, cultura popular, memória e territórios rurais, indígenas, escola viva, matriz africana, cultura e arte negra, cultura e meio ambiente.
Na parte da noite, os participantes prestigiaram a exibição de quatro curtas paraibanos: O Caminho do Grilo Direção, de Hipólito Lucena, A Menina que Amava Gatos, de Maria Tereza Azevedo, Das Crianças para a Natureza, de direção Coletiva no formato filme-carta, A Salvação de FenRock, de Leudo Lima. Os filmes abordaram o tema central da 5ª Teia Paraíba 'Cultura pela Justiça Climática' e trouxe reflexões sobre as questões socioambientais, os saberes populares, identidade e território. Logo após, o trio de forró Swingado Nordestino abriu a programação musical e a banda Nação Nativa, comandada por Heitor Loureiro, fechou o dia em grande estilo com muita música brasileira.
Neste sábado, encerramento da 5ª Teia Paraíba, haverá a reunião do 6º Fórum Estadual de Pontos e Pontões de Cultura da Paraíba para leitura das propostas dos grupos de trabalho, eleição dos delegados da comissão paraibana que irá para a 6° Teia Nacional e eleição do colegiado Cultura Viva Paraíba ano 2026 - 2029, que irá compor a Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC).
O evento reafirma o compromisso do Governo da Paraíba com a valorização da cultura viva, por meio de diálogo, respeito, territorialização e diversidade regional.
Teia Paraíba
A Teia Paraíba é o encontro estadual dos Pontos e Pontões de Cultura da Paraíba. É um momento de reunião, troca de experiências, aprendizado e celebração da cultura que nasce nos territórios. Na Teia, os grupos se encontram para conversar sobre suas práticas, fortalecer a rede Cultura Viva, construir propostas coletivas e lutar pelo direito à cultura. A Teia Paraíba faz parte da Política Nacional Cultura Viva e se conecta às Teias regionais, estaduais e à Teia Nacional dos Pontos de Cultura, fortalecendo a participação das comunidades culturais nas políticas públicas.



























Geral Chuvas no estado de São Paulo provocam morte de duas pessoas
Paraíba Adota + Paraíba: evento incentiva adoção responsável em João Pessoa
Paraíba Polícia Penal segue com atuação na Operação Mulher Segura 2026
Paraíba INDEI aponta Paraíba como estado com maior índice de prosperidade no Nordeste e o sétimo do Brasil
Paraíba Com mais de R$ 3 mi investidos, governo entrega reforma da centenária Escola Gama e Melo, em Princesa Isabel
Geral CNU 2025: prazo para convocado confirmar interesse em vaga começa hoje Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas