Sexta, 20 de Setembro de 2024 00:44
(61) 99213-8686
Goiás LUZIÂNIA

Gabinete de crise da dengue cria plano para combater à doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

Segundo o último Boletim publicado pelo sistema Sinan, do Ministério da Saúde, até o presente momento, Luziânia conta com 582 casos notificados de dengue apenas no período de 01 a 30 de janeiro

01/02/2024 17h07 Atualizada há 8 meses
Por: Redação Fonte: Com Informações de Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria

O Gabinete de Crise da Dengue e Arboviroses de Luziânia esteve reunido nesta terça-feira (30), no prédio da Secretaria de Saúde, para discutir a criação do Plano de Contingência para combate e controle das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. A diretora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Adriana Alcântara, explica que o objetivo da ação é implantar medidas de prevenção, controle e agravos à saúde pública no município causados pelo alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e zika.

“Luziânia já declarou situação de emergência no âmbito da Saúde Pública e através do Gabinete de Crise, articularemos ações e medidas para evitar o agravamento da epidemia”, afirmou.

Segundo o último Boletim publicado pelo sistema Sinan, do Ministério da Saúde, até o presente momento, Luziânia conta com 582 casos notificados de dengue apenas no período de 01 a 30 de janeiro.

“Uma frente importante em que o Gabinete atuará é na conscientização da população para evitar a proliferação do agente causador da doença. Neste momento é necessário que todos evitem deixar água parada que possa servir como criadouro do mosquito Aedes Aegypti”, explicou Adriana.

Além das ações educativas através de mobilizações, dia D de combate ao mosquito e outras, o Gabinete de Crise também organizará a estrutura da Saúde no município para evitar a sobrecarga do sistema.

O Gabinete de Crise da Dengue é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e é composto pelo corpo técnico da pasta, representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público, Defesa Civil, Samu, e sociedade civil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.