O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta sexta-feira (2) o julgamento de mais 12 acusados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. As ações penais são julgadas no plenário virtual da Corte. Os ministros podem publicar os votos remotamente até o dia 9 de fevereiro.
Esse é o primeiro julgamento de ações envolvendo atos golpistas em 2024, já que o ano judiciário foi aberto nesta quinta-feira (1º).
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou os réus pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado.
Cada processo é julgado individualmente no plenário virtual.
O relator dos processos, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação dos 12 réus. As penas variam de 12 a 17 anos de prisão. Ele condenou todos a pagar em conjunto uma multa indenizatória coletiva de R$ 30 milhões.
Os demais ministros da Corte ainda não votaram.
Justiça Senador Ciro Nogueira é alvo da 5ª fase da Operação Compliance Zero
Justiça Dino diz que pagamento de novos penduricalhos está proibido
Justiça Alerj não pode rever prisão do deputado Thiago Rangel, decide Moraes
Justiça Lei cria varas federais para interiorização da Justiça em AM e MS
Justiça Eleições: prazo para obter ou regularizar título termina nesta quarta
Justiça Dino determina plano emergencial de reestruturação da CVM Mín. 14° Máx. 24°
Mín. 16° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 27°
Tempo nublado