Domingo, 21 de Abril de 2024 05:38
(61) 99213-8686
Goiás Valparaíso de Goiás

Cadastro Único: a importância da atualização de cadastros

Atualização do CadÚnico garante permanência em programas sociais do Governo de Goiás

21/02/2024 14h53
Por: Redação Fonte: Com Informações de Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria

O Cadastro Único é onde são concentradas as informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Através do CadÚnico é possível manter  vários programas sociais, por isso, os beneficiários devem manter os dados sempre em dia. Cadastros com mais de 24 meses sem atualização estão sujeitos a suspensão ou cancelamento dos benefícios e a família só poderá retomá-los depois que regularizar a situação.

Há várias situações que requerem a atualização de dados junto ao CadÚnico, como mudança de endereço, alteração da renda, quando a pessoa entra, muda ou perde o emprego. A alteração da composição familiar, com ingresso ou saída de membros, também é outro dado fundamental. E, ainda, quando os filhos trocam de escola.

Alguns Programas 

 

O programa Dignidade destina R$300 mensal a pessoas de 60 a 64 anos 11 meses e 29 dias, que ainda não alcançaram a aposentadoria e não recebem nenhum outro benefício previdenciário e o Bolsa Família.

Já o Goiás Por Elas corresponde ao repasse mensal de R$300, por até um ano, a mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, com medida protetiva de urgência e inscritas no CadÚnico. As contempladas têm prioridade nos demais programas sociais do governo estadual, o que torna ainda mais importante manter os dados sempre atualizados.

O Aprendiz do Futuro contrata jovens vulneráveis para trabalharem em órgãos públicos de 246 municípios e incluiu no seu último edital, que abriu inscrição para 10 mil vagas novas, a condição de família inscrita no CadÚnico.

SECOM-PMVG

*com informações da  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias