Sexta, 22 de Maio de 2026 22:13
(61) 99213-8686
Praia Grande São Paulo

Prefeitura e Ibam alinham métodos para aplicação do 1º Censo Previdenciário

Reunião foi realizada na última sexta-feira (23)

28/02/2024 17h45
Por: Redação Fonte: Com Informações de Assessoria
Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande
Jairo Marques / Prefeitura de Praia Grande

Por: ANA GABRIELA SALU 

Representantes da Secretaria de Finanças (Sefin), Secretaria de Administração (Sead) e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) se reuniram na última sexta (23) para discutir os detalhes do 1º Censo Previdenciário. O objetivo é reunir informações sobre a vida laboral dos servidores que irão servir para compor o cálculo da aposentadoria, atualizando a base de dados de todos os servidores ativos efetivos vinculados ao Fundo Previdenciário dos Servidores Públicos de Praia Grande (FPGPREV) tanto da Prefeitura quanto da Câmara Municipal.

O Censo irá trazer diversos benefícios para os servidores, pois com a base de dados atualizada com os vínculos empregatícios anteriores será possível disponibilizar a simulação da aposentaria de forma online. Além disso, a Sefin terá mais precisão nas projeções e poderá determinar os custos das futuras aposentarias, realizando um plano previdenciário que garanta segurança dos servidores na hora de receber sua aposentadoria.

O 1º Censo Previdenciário será realizado de forma online, mas quem precisar de ajuda para preencher as informações, FPGPREV vai disponibilizar, nesta primeira etapa, cinco funcionários posicionados de forma estratégica em próprios municipais para ajudar os servidores a realizar o cadastro das informações. A previsão é que os trabalhos se iniciem em março e durem quatro meses.

Prefeitura e Ibam – O secretário de Finanças, Cristiano Mola, comentou sobre os trabalhos realizados pela Prefeitura e o Ibam. “A parceria firmada no segundo semestre de 2023 tem o objetivo de melhorar o desempenho do FPGPREV e já é possível notar os benefícios com a economia de cerca de 60 milhões neste curto prazo. Em conjunto, elaboramos um projeto que é inovador. Ele propõe não apenas o equilíbrio das contas do FPGPREV, o que garante o pagamento das atuais e futuras aposentarias e pensões dos servidores efetivos, mas também vai reduzir custos para a Municipalidade possibilitando que essa verba seja usada para investimentos em outras áreas como educação, saúde, entre outras”.       

“Essa reunião é muito importante para alinhar os trabalhos que ainda serão realizados e as metas que precisamos alcançar. Nosso objetivo é auxiliar a Administração Pública a conduzir esse plano que trará mudanças e resultados efetivos na gestão de recursos para que os servidores sejam ainda mais beneficiados pelas ações do FPGPREV”, declarou o Consultor Gestor Geral do Ibam, Carlos Henrique da Fonseca.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.