Quinta, 19 de Setembro de 2024 18:48
(61) 99213-8686
Goiás Luziânia

Prefeitura de Luziânia implanta sistema de reconhecimento facial e portas com detector de metal nas escolas

As tecnologias serão implantadas em todas as unidades escolares do município e servirão para melhor controle de gestão e de segurança

27/03/2024 12h18
Por: Redação Fonte: Com Informações de Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria

A Prefeitura de Luziânia tem investido cada vez mais em iniciativas tecnológicas que visam modernizar o município em vários aspectos. Nesta semana, os alunos do CMEB Joaquim Gilberto, no Jardim Ingá, puderam conferir algumas novidades que a gestão está implementando nas unidades de ensino da Rede Municipal: Trata-se do Programa Conecta Luziânia, um sistema de reconhecimento facial que tem o objetivo de controlar a frequência escolar, ter maior comunicação com as famílias dos alunos e até diminuir o desperdício de merenda.

O sistema funciona da seguinte forma: os estudantes são previamente cadastrados e sempre que chegam à escola, passam pelo equipamento, que registra a presença deles através do reconhecimento facial, facilitando assim o controle da secretaria escolar no que diz respeito à frequência do aluno nas aulas.

Com recursos externos oriundos de emendas parlamentares, a Secretaria Municipal de Educação vai investir R$ 3,2 milhões, para que o sistema seja implantado em todas as escolas da Rede. O secretário de educação, Tiago Machado, explica que a aquisição da ferramenta tem como objetivo principal auxiliar no combate à infrequência escolar. “Com o reconhecimento facial nós conseguimos identificar o aluno que não está indo para escola. A partir disso, a equipe da Secretaria de Educação, junto com a escola faz uma intervenção, mobilizando as famílias para que levem seus filhos para a sala de aula. É lá onde eles aprendem, por isso nos mobilizamos tanto para que esses alunos estejam frequentando assiduamente as salas de aula”, destaca.

Tiago aponta ainda que o novo sistema possibilitará um controle melhor do quantitativo de merenda escolar que será distribuído para os alunos, minimizando assim o desperdício dos alimentos. “Após a entrada de todos os estudantes, imediatamente a secretaria da escola terá acesso ao número de alunos presentes naquele dia, podendo assim preparar um cardápio de acordo com a quantidade de alunos, evitando o desperdício da comida”, afirma.

O prefeito Diego Sorgatto ressalta que com a tecnologia os pais passarão a receber avisos eletrônicos nos telefones celulares e dispositivos eletrônicos sobre a chegada dos filhos na instituição de ensino ou a possível ausência dele.

“Isso é algo muito importante para a segurança dos alunos também. Muitas crianças acabam saindo de casa sozinhas para virem à escola, e com esse acompanhamento em tempo real, o pai poderá saber de maneira imediata se seu filho entrou na escola, podendo ficar mais tranquilo, com a certeza que ele está em segurança e bem cuidado”, declara a Sorgatto. 

Detectores de metal

Outra ferramenta a ser implantada nas escolas do município são as portas com detector de metal que serão instaladas na entrada das unidades. Essa tecnologia vai garantir que pessoas não entrem armadas na escola e que assim a comunidade escolar esteja mais protegida e segura.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.