Quinta, 19 de Setembro de 2024 18:53
(61) 99213-8686
Goiás ALEGO

Parlamento deve iniciar votação de revisões salariais nesta 3ª-feira

Os deputados estaduais realizam sessão ordinária deliberativa nesta terça-feira, 14, a partir das 15 horas. Na pauta do encontro há dez processos legislativos para deliberação. Em destaque, em 1ª votação, projetos de lei de autoria da Governadoria que tratam da revisão dos vencimentos de diversas carreiras do serviço público em Goiás. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo portal.al.go.leg.br e, ainda, pelo Youtube

14/05/2024 10h00
Por: Redação Fonte: Com Informações de Assessoria
Fotos: Carlos Costa
Fotos: Carlos Costa

O Parlamento goiano realiza a primeira sessão ordinária da semana na tarde desta terça-feira, 14. Os deputados da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vão deliberar pauta com previsão inicial de dez processos legislativos. A sessão, marcada para às 15 horas, será transmitida ao vivo pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Em primeira discussão e votação é provável que sejam votados os projetos de lei de autoria da Governadoria que tratam da revisão dos vencimentos de diversas carreiras do serviço público em Goiás. Entre eles, o processo nº 8489/24 que concede revisão geral anual dos vencimentos, dos subsídios e dos proventos do pessoal civil e militar, ativo, inativo e dos pensionistas do Poder Executivo. E também a propositura n° 8507/24, que trata do reajuste dos vencimentos dos professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Todas as matérias referentes aos reajustes estão em tramitação na Comissão Mista e após deliberação do colegiado devem entrar na pauta da Ordem do Dia da sessão de hoje.

Segunda votação

Sete projetos serão apreciados em segunda discussão e votação e três em votação única por se tratarem de concessão de Título de Cidadania Goiana. Em segunda votação e discussão, destaca-se o projeto de lei n° 5581/24, de autoria do deputado Wilde Cambão (PSD), que autoriza a execução e a conclusão de emendas parlamentares. Mais especificamente, dispõe a matéria que “fica automaticamente prorrogado, por 24 meses a contar do seu final, o prazo de execução pelos municípios do objeto das emendas individuais impositivas constantes da Lei nº 21.760, de 29 dezembro de 2022, que estima a receita e fixa a despesa do Estado de Goiás para o exercício de 2023, cujo plano de trabalho foi homologado por Portaria do Secretário de Estado da Saúde e cujos recursos já foram transferidos ao respectivo Fundo Municipal de Saúde”.

Também entre as matérias que serão avalizadas em definitivo está a de n° 0521/23, de autoria da deputada Vivian Naves (PP), que pleiteia alterar a Lei n° 18.679, de 26 de novembro de 2014, que institui o Sistema Estadual de Cidadania Fiscal e Programa de Cidadania Fiscal (Nota Fiscal Goiana). Também será votada, em segunda fase, a propositura n° 0695/23, de autoria do Clécio Alves (Republicanos), que obriga a empresa concessionária de energia elétrica a instalar pontos de recarga para abastecimento de veículo elétrico no Estado de Goiás.

Entre as propostas de votação única, destacam-se as concessões de Título de Cidadania Goiana a pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento do Estado. Os homenageados são: Juliana Pereira Diniz Prudente (projeto de lei nº 3324/23, proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel-UB; Flávio Dino de Castro e Costa (projeto nº 6599/23, proposto por Dr. George Morais-PDT; e Felipe Massa (projeto de lei nº 9403/23, proposto por Talles Barreto-UB).

Parecer favorável da CCJ

O Plenário avaliará ainda hoje 13 processos com pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), como o projeto de lei que prevê a adoção de medidas de conscientização e combate à depressão infantil e na adolescência. A matéria de n° 3466/24 é de autoria do deputado André do Premium (Avante). Tem também o processo n° 2647/27, do deputado Veter Martins (PRD), que institui a Política Estadual de Alimentação Dietética. Além disso, serão apreciados outros pareceres favoráveis da CCJ que incluem desde o reconhecimento de festividades locais e patrimônios culturais e políticas públicas.

Para mais informações sobre as matérias já constantes da Ordem do Dia para a sessão ordinária desta quinta-feira, 9, consulte a pauta prévia.

Agência Assembleia de Notícias
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.