Segunda, 27 de Maio de 2024 18:50
(61) 99213-8686
Praia Grande São Paulo

Cadastro para pessoas com deficiência já pode ser acessado no site da Prefeitura

Pontos físicos também estão sendo oferecidos para auxiliar preenchimento

15/05/2024 15h01 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Com Informações de Assessoria
Foto: Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande
Foto: Fred Casagrande/Prefeitura de Praia Grande

Por: LUDMILA PILIPAVICIUS

O cadastro PCD PG já pode ser acessado no site da Prefeitura de Praia Grande. Lançado na noite da última segunda-feira (13), durante reunião do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), o cadastro tem o objetivo de realizar um diagnóstico das pessoas com deficiência que vivem na Cidade e, assim, criar políticas públicas específicas para esse público. Quem preferir, pode procurar um dos pontos disponibilizados pela Prefeitura para que voluntários auxiliem no preenchimento.

Para o presidente do Comped, Francisco Novelli, a medida é um importante passo para avançar nos assuntos relacionados às pessoas com deficiência. “A Prefeitura atendeu ao nosso pedido de realizar um trabalho específico para PCDs e certamente vamos colher esses frutos futuramente. Mas para isso, precisamos que o maior número possível de interessados participe, responda ao cadastro, que é uma espécie de censo, específico para este público”.

A secretária de Planejamento Eliana Cristina Jerônimo Ferreira aproveitou a presença de vários membros do conselho, familiares de pessoas com deficiência e integrantes de entidades para explicar os objetivos da Administração Municipal. “Esse é um primeiro passo ligado às políticas de inclusão que a Prefeitura pretende adotar ao longo dos próximos anos. Como não é possível irmos aos mais de 250 mil domicílios da Cidade, lançamos o cadastro online para facilitar, mas estamos disponibilizando também pontos físicos para ajudar quem eventualmente tenha alguma dificuldade”.

O cadastro está disponível no site da Prefeitura no endereço https://www2.praiagrande.sp.gov.br/censo-pcd e também foram disponibilizados voluntários para preenchimento presencial nos seguintes locais:

FATEC-PG: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; sábados das 8h às 11h. Endereço: Praça 19 de janeiro, 144, Boqueirão, Praia Grande - SP.

APAE-PG: segunda, quarta e sexta-feira, das 14h às 16h. Endereço: Rua das Acácias, 320, Quietude, Praia Grande - SP.

Terminal Rodoviário Tude Bastos: segunda a sexta-feira, das 7:30h às 17:30h. Endereço: Avenida do Trabalhador, 2, Sítio do Campo, Praia Grande - SP.

Terminal Rodoviário Tatico: segunda a sexta-feira, das 11h às 15h. Endereço: Rua Valter José Alves, 200, Mirim, Praia Grande - SP.

Casa dos Conselhos: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Endereço: Rua Xavantes, 51 - Tupi, Praia Grande - SP.

Humberto Cesar Bispo, de 52 anos, tem uma deficiência física causada por uma doença neurológica e já respondeu ao censo nesta terça-feira (14), no Terminal Tude Bastos. Ele frequenta as reuniões do Comped e fez questão de participar com suas informações. “Achei essa ideia muito boa. Para que as melhorias aconteçam é preciso saber o perfil de quem vive a situação. Embora sejamos todos PCDs, cada um tem suas peculiaridades, suas necessidades. O formulário é bem completo, mas não é difícil de responder e vai ser muito bom para todos nós”.

O cadastro pode ser preenchido até 30 de junho por moradores de Praia Grande que se identificam como pessoa com deficiência, sem restrição de idade, com ou sem laudo médico. Ele pode ser realizado tanto pela própria pessoa com deficiência quanto por terceiros, como os pais, responsáveis ou cuidadores, por exemplo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias