Segunda, 16 de Setembro de 2024 15:56
(61) 99213-8686
Cultura Cultura

CCJ aprova o título de Cidadão Benemérito de Brasília ao músico Alexandre Carlo, da banda Natiruts

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa aprovou, na manhã desta terça-feira (21), o projeto de decreto legislativo 58/2023...

21/05/2024 18h42
Por: Redação Fonte: Agência CLDF
Foto: Reprodução/Web
Foto: Reprodução/Web

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa aprovou, na manhã desta terça-feira (21), o projeto de decreto legislativo 58/2023, do deputado Ricardo Vale (PT), que concede o título de Cidadão Benemérito de Brasília ao músico Alexandre Carlo Cruz Pereira, da banda Natiruts. O título é uma homenagem concedida a pessoas que nasceram em Brasília e praticaram atos de relevante interesse social em favor da população da capital federal.

Ricardo Vale destaca que Alexandre Carlo, nascido em Brasília em 30 de março de 1974, é “reconhecido mundialmente pelo seu magnífico trabalho como compositor, cantor, guitarrista e fundador da banda Natiruts, e figura no rol dos artistas mais importantes do Distrito Federal de todos os tempos”.

Segundo o parlamentar, “o pensamento e a postura antirracistas estão presentes de forma marcante nas letras das músicas do Natiruts, compostas por Alexandre, e cantadas por várias gerações de pessoas em todo o Brasil”. Vale avalia que a banda sempre chamou a atenção pelo reggae bem elaborado, com letras que falam de amor, de Brasília e de luta por igualdade.

Ele cita ainda que, na trajetória de sucesso, a banda foi indicada, entre outros prêmios, ao Grammy Latino em 2013, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo, e, em 2021, a música “Lágrimas de Alegria”, gravada com Maneva, foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa. “São dezenas de canções que levam o nome e as belezas de Brasília a serem conhecidas por gente de todos os lugares do mundo”, enfatiza.

Em parecer favorável à proposta, o deputado Chico Vigilante (PT) considerou que a matéria atende aos requisitos exigidos pela Resolução 334/2023 , que trata sobre a concessão de títulos. “Como compositor de sucesso, Alexandre Carlo contribuiu substancialmente para a cultura e a economia criativa de Brasília, gerando benefícios diretos e indiretos à população local”, afirmou.

Já aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o projeto segue para apreciação do plenário da Casa. Participaram da reunião da CCJ de hoje (21), transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube , com tradução simultânea em Libras, os deputados Thiago Manzoni (PL), Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSOL), Iolando (MDB) e Robério Negreiros (PSD).

Franci Moraes - Agência CLDF

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.