Em reunião nesta segunda-feira(16) representantes da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) e do Instituto Federal de Educação (IFPB) dialogaram sobre estratégias para mais uma parceria no campo da ressocialização que resultarão em ação prática: qualificação técnica de mulheres egressas do sistema prisional e das que estão nos regimes semiaberto e aberto, dentro do projeto Mulheres Mil. Representou o IFPB na reunião a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Josi Batista.
A partir da reunião vai ser firmado um acordo de cooperação técnica para definir os papéis de ambas as instituições e em seguida esse trabalho ser iniciado.
O secretário João Alves destaca que o IFPB é uma instituição conceituada e parceira da Seap. “Esse novo projeto é mais um avanço na busca permanente de ampliarmos as oportunidades das pessoas ressocializadas. Essa conversa de hoje é fruto da reunião de gestores que tivemos recentemente. Mulheres já em liberdade e que passaram por exemplo pelo Castelo de Bonecas na Penitenciária Júlia Maranhão, terão qualificação técnica com certificação. A ideia é que possamos formar a primeira cooperativa social de mulheres egressas do sistema prisional brasileiro”, pontuou. O chefe de gabinete da Seap, Tércio Chaves e o gerente de Recursos Humanos, Thiago Poggy, também participaram da reunião.
Um outro tema foi tratado na reunião com representantes do curso de transações imobiliárias do IFPB, que é o único curso em todo o Nordeste.
De acordo com João Rosas, gerente executivo de Ressocialização, será realizado um estudo técnico de edificações da Seap para que sejam mensurados em valor monetário com a finalidade de colocar à disposição de chamamentos públicos no sentido de permuta com a iniciativa privada e construção de unidades mais modernas em regiões ainda a serem definidas.
_______
Ascom/Seap/PB
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 25°
ChuvaMín. 18° Máx. 25°
Chuva