Por Maurício Nogueira
O São Paulo foi derrotado pela Ponte Preta por 2 a 1 em jogo disputado no estádio do Morumbis pelo Paulistão. Com o resultado, o Tricolor segue na liderança do Grupo C, com 16 pontos, mas perde a chance de garantir antecipadamente o mando de campo para as quartas de final. Já classificado, enfrentará o Novorizontino na próxima fase. Quanto à Ponte Preta, o time chega aos 22 pontos no grupo D. Por conta disso, a situação do Palmeiras, rival do São Paulo, também se complica. O resultado do Tricolor deixa o time de Abel Ferreira ainda mais longe da zona de classificação. O time soma 17 pontos, atrás ainda líder São Benrardo, com 22.
O Tricolor não perdia para a Ponte Preta em casa desde 2013. Com o resultado, encerra um retrospecto que era mantido há mais de dez anos.
No início do jogo, a primeira arrancada perigosa foi do São Paulo.O destaque ficou para as jogadas trabalhadas por Oscar. Com 10 minutos de jogo, ele quase deu uma assistência para Calleri e também esteve perto de marcar, mas, em ambas as ocasiões, o detalhe fez a diferença.
Perto dos 20 minutos, o Tricolor seguia dominando, com algumas finalizações, mas sem conseguir balançar as redes. Alan Franco chamou a atenção ao tentar um cabeceio que parou nas mãos de Diogo Silva.
A Ponte Preta começou a se apresentar mais, mas o São Paulo seguia criando as melhores chances. A maior parte do primeiro tempo se concentrou na área do time do interior. O Tricolor errava muitos passes, mas, nos minutos finais da primeira etapa, quase abriu o placar.
Aos 44, Calleri marcou. Oscar cobrou o escanteio, e o camisa 9 do São Paulo balançou as redes. Com isso, o Tricolor foi para o intervalo em vantagem sobre a Ponte Preta.
O segundo tempo começou de forma complicada para o time da casa. Com apenas três minutos após a volta do intervalo, Arthur aproveitou uma falha defensiva do Tricolor e buscou o empate para a Ponte Preta. O clima esquentou depois do gol.
Perto dos dez minutos, Léo Oliveira e Pablo Maia discutiram, envolvendo outros jogadores na confusão. Com a situação controlada, a Ponte Preta passou a pressionar mais o São Paulo e mostrou maior volume de jogo, diferente do que foi visto na primeira etapa.
A pressão surtiu efeito. Em outra falha da defesa são-paulina, a Ponte Preta marcou mais um. Desta vez, Éverton Brito balançou as redes aos 14 minutos do segundo tempo.
O jogo seguiu truncado até os minutos finais. O São Paulo não conseguiu reagir e pouco arriscou ao longo da partida. A Ponte saiu com a vitória. O atacante Tricolor Calleri, após o jogo estava contrariado e disse que o time mereceu as manifestações vindas da arquibancada. "Merecemos as vaias", sublinhou.
Próximos confrontos
O São Paulo encerra a fase de grupos do Campeonato Paulista no domingo (23), contra o São Bernardo, fora de casa. Enquanto a Ponte Preta joga contra o Bragantino, no mesmo dia.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 28°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 29°
Tempo limpo